Topo

Flu aposta na base para salvar 2015. Mas 'celeiro' sofre com problemas

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/12/2014 06h00

Sem o mesmo suporte financeiro da Unimed Rio, o Fluminense aposta nas revelações de suas categorias de base para salvar o futebol em 2015. A meta é montar metade do elenco com jovens vindos de Xerém, mas o Tricolor terá que superar problemas enfrentados recentemente, como a temporada discreta de muitos deles em 2014.

Conhecido como celeiro de craques, Xerém teve poucos destaques no Fluminense de 2014. O zagueiro Marlon foi o único a cair nas graças da torcida, enquanto o atacante Kenedy conquistou a confiança do técnico Cristóvão Borges mesmo com alguma resistência das arquibancadas. Outros como os atacantes Biro Biro, Marcos Junior e o volante Rafinha decepcionaram.

A base tricolor também viveu momentos de tensão pelo comportamento de seus jogadores nos últimos tempos. Em 2013, o atacante Michael foi pego no antidoping com cocaína e só pôde voltar aos campos neste ano por causa do gancho aplicado pelo STJD [Superior Tribunal de Justiça Desportiva]. O meia Robert, por sua vez, sofreu um acidente automobilístico em Cabo Frio em uma noite do último Carnaval.

O atacante Kenedy foi outro que teve problemas com o comportamento quando mandou a torcida tricolor se calar no Maracanã ao marcar o último gol do empate por 3 a 3 com o Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. A atitude não foi nada bem recebida pelos torcedores do clube das Laranjeiras.

Mas o principal problema é mesmo o rendimento técnico dos jogadores do Fluminense em 2014. Dos 14 jogadores vindos da base que compuseram o elenco tricolor neste ano, nove (Kléver, Elivélton, Marlon, Rafinha, Gustavo Scarpa, Kenedy, Michael, Marcos Junior e Biro Biro) jogaram mais de duas partidas oficiais na temporada, mas poucos deles se destacaram. 

Ainda assim, o presidente Peter Siemsen vê as categorias de base como uma das alternativas para o Fluminense após a saída da Unimed. O mandatário tricolor avalia que os jovens de Xerém pode diminuir a necessidade de contratações futuras.

“Se não chegamos ao ideal, caminhamos muito. O futuro passa por alguns pontos fundamentais. Pelas características do mercado atual, a base é importante. Esse trabalho é feito aqui”, disse o presidente durante a coletiva na última quinta-feira, sobre a saída da Unimed.

Alguns jovens devem voltar de empréstimo para complementar o elenco do Fluminense em 2015, como o lateral direito Igor Julião e os atacantes Michael, Samuel e Marcos Junior. Eles servirão como peças de reposição para medalhões como Fred, Conca e Walter. 

Peter fala sobre dificuldades em manter folha salarial do Flu