Topo

Torcedor espanhol recebe multa de 60 mil euros por comentário no Twitter

Do UOL, em São Paulo

12/12/2014 09h42

A comissão antiviolência, órgão ligado à LFP (Liga de Futebol Profissional, que é a responsável pelo Campeonato Espanhol), anunciou nesta semana que um torcedor será multado por causa de um comentário publicado na rede social Twitter. Ele terá de desembolsar 60 mil euros (R$ 198,6 mil) por causa de posts sobre uma briga entre torcedores de Atlético de Madri e Deportivo La Coruña nas imediações do estádio Vicente Calderón, em Madri. O confronto teve 12 feridos e um morto.

O nome da pessoa punida e o teor dos comentários não foram revelados pela comissão. Além da compensação financeira, a entidade pediu que o dono da conta seja instruído a usar o mesmo espaço na rede social para publicar conteúdo contra a violência.

A discussão sobre comentários no Twitter acontece num momento em que a violência de torcedores tem sido debatida de forma intensa na Espanha. Dois torcedores do Paris Saint-Germain foram apunhalados nesta semana, nas imediações do estádio Camp Nou, onde o time francês jogou contra o Barcelona pela Liga dos Campeões da Uefa.

Os dois torcedores não correm risco de morte, mas o episódio intensificou o debate. Segundo o jornal “Marca”, vários aficionados do PSG foram agredidos por membros de organizadas do Barcelona. Existe uma investigação em curso atualmente na Espanha por causa do incidente.

“O futebol deve ser uma festa para todos. Devemos fazer um exercício de responsabilidade para erradicar a violência”, disse Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, em entrevista coletiva concedida nesta semana.

O caso da briga entre torcedores de Atlético de Madri e Deportivo La Coruña também motivou investigações. No time da capital, por exemplo, uma sindicância interna apontou 15 sócios do clube entre os participantes do confronto. Todos foram expulsos.

Além disso, a diretoria do Atlético de Madri emitiu comunicado para anunciar corte total de relações com a Frente Atlético, torcida organizada envolvida no duelo.