Topo

Santa Fe vai a final na Colômbia e adia definição de rival do Corinthians

Do UOL, em São Paulo

14/12/2014 23h34

O Santa Fe garantiu vaga neste domingo nas finais do Torneo Finalización, competição que ocupa o segundo semestre do Campeonato Colombiano 2014. Jogando em Medellín, a equipe de Bogotá derrotou o Atlético Nacional por 1 a 0 e assegurou o primeiro lugar do Grupo B da segunda fase ao competição, equivalente às semifinais.

O gol da partida, válida pela última das seis rodadas da chave, foi marcado aos 40 min do segundo tempo por Luis Seijas. No fim da partida, Armando Vargas cobrou pênalti, que o goleiro Franco Armani defendeu; no rebote, porém, Seijas se antecipou à defesa alviverde e mandou para as redes de carrinho, assegurando a primeira colocação do Santa Fe.

Também pela sexta rodada do Grupo B, o Atlético Huila visitou o Once Caldas e venceu por 2 a 1, em jogo com gols apenas no segundo tempo. Cesar Hinestroza e Hernan Hechalar marcaram para os visitantes, enquanto Johan Arango descontou no fim para a equipe de Manizales.

Com os resultados, Santa Fe e Atlético Huila encerraram o Grupo B do Torneo Finalización com 11 pontos cada um, contra seis pontos de Nacional e Once Caldas. Como os dois primeiros colocados empataram também no saldo de gols (+1), a decisão da vaga nas finais foi para o número de gols marcados. Aí, o Santa Fe levou a melhor: 7 a 6.

A decisão do vencedor do Torneo Finalización será entre Santa Fé e Independiente de Medellín (vencedor do Grupo A).

Definição da Libertadores é adiada

Com a classificação do Santa Fe para as finais do Torneo Finalización, o Campeonato Colombiano adiou a definição de seus classificados para a Copa Libertadores da América de 2015. Isso porque o time de Bogotá ainda pode ser o Colômbia 2 ou o Colômbia 3 - este, justamente o rival do Corinthians na primeira fase da competição, a chamada Pré-Libertadores.

Caso o Independiente de Medellín vença o Finalización, torna-se o Colômbia 2, e coloca o Santa Fe como o Colômbia 3, já que a equipe contará com a melhor campanha (75 pontos) dentre os times que não conquistaram os títulos do Campeonato Colombiano. Porém, caso o Santa Fe vença, o adversário do Corinthians será o Once Caldas, melhor colocado entre os não-campeões na soma das campanhas (66 pontos).