Topo

Brasil não deve ter time de futebol no Pan. Grama sintética é o problema

Seleção olímpica não deverá participar dos Jogos Pan-Americanos 2015 - Divulgação/CBF
Seleção olímpica não deverá participar dos Jogos Pan-Americanos 2015 Imagem: Divulgação/CBF

Fábio Aleixo e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/12/2014 19h19

O Brasil não deverá mandar a seleção masculina (sub-22) para a disputa do futebol dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015. Segundo o COB (Comitê Olímpico Brasileiro), a ideia partiu da CBF, que não deseja ver a equipe disputando competições em grama sintética - tipo de piso do torneio no Canadá, que será disputado no CIBC Hamilton Pan Am Soccer Stadium.

O superintendente geral do Comitê, Marcus Vinicius Freire, revelou a solicitação da diretoria da Confederação Brasileira de Futebol e informou que a decisão deverá ser confirmada em breve.

“A seleção de futebol não deverá jogar o Pan-Americano pelo fato de o torneio ser disputado em grama sintética. A proposta do Gilmar Rinaldi [coordenador de seleções da CBF] é não levar time nenhum, nem alternativo. Nenhuma categoria deles joga nesse tipo de campo. É a ideia deles e entendemos, temos que respeitar. Isso deverá ser oficializado nos próximos meses”, contou Marcus Vinicius, durante a realização do Prêmio Brasil Olímpico, nesta terça-feira, no Rio de Janeiro.

O superintendente, no entanto, ressaltou a importância dada pela CBF ao projeto olímpico de 2016. A seleção brasileira tentará conquistar a inédita medalha de ouro nos Jogos do Rio.

“Estive três vezes com o Gilmar Rinaldi e o plano é esse. Sabemos da vontade de todos, do trabalho. O plano é esse, conquistar essa medalha inédita. Confiamos muito no Gallo, que está coordenando esse trabalho todo com as divisões menores”, destacou, lembrando que o time olímpico só pode ter três jogadores com mais de 23 anos.

No Pan de Guadalajara (MEX), em 2011, o Brasil fez feio. A equipe acabou eliminada na primeira fase após terminar na terceira posição em um grupo que tinha Argentina, Costa Rica e Cuba. O  último título ganho pela equipe nacional em um Pan foi em 1987, em Indianápolis.

Se os homens têm a presença praticamente descartada, as mulheres devem representar o país na competição com força máxima.

Em Toronto, o torneio de futebol será realizado entre os dias 11 e 26 de julho.