Topo

Cruzeiro envia lista ao Santos e tem prazo para fechar negócio por Damião

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

16/12/2014 16h56

A negociação envolvendo a ida de Leandro Damião ao Cruzeiro deve ter um desfecho até o fim desta semana, segundo Vinícius Prates, empresário do atacante. O bicampeão brasileiro propôs a ida de jogadores ao Santos em troca do empréstimo do centroavante. Os nomes do meia-atacante Pedro Ken, que retorna de empréstimo do Vasco, e do atacante Dagoberto estão na lista enviada à Vila Belmiro.

A tentativa do presidente Gilvan de Pinho Tavares é colocar no mínimo dois atletas no litoral paulista com salários pagos pelo clube mineiro em troca da chegada do atacante. De acordo com a oferta, os vencimentos do jogador seriam repartidos pelas agremiações envolvidas na tratativa. Os percentuais, contudo, não foram revelados.

A ideia da comissão técnica é que Leandro Damião, vencedor da Taça Libertadores da América 2010 pelo Internacional, seja o camisa 9 da equipe na próxima edição do torneio continental. Apesar da idade, 25 anos, o centroavante tem a experiência que o treinador Marcelo Oliveira julga necessária para a disputa da competição.

A diretoria celeste está otimista em relação à negociação e, inclusive, se acertou com o estafe de Damião. Vinícius Prates, representante do jogador, aguarda uma posição do Santos para sacramentar o negócio, o que ele espera que aconteça até o fim da semana.

“O Cruzeiro é a primeira opção do atleta até o momento. Temos uma proposta de empréstimo por uma temporada e estamos aguardando uma definição. Há um prazo para que tudo se resolva até o fim desta semana”, disse ao UOL Esporte.

Caso o desfecho não seja conhecido até esta sexta-feira, existe a possibilidade de negociação do atleta para outro clube. “Temos propostas de outros clubes. Se não for resolvido até o fim da semana, vamos buscar outras situações. Mas a nossa prioridade é o Cruzeiro”, ressaltou.

Além de Leandro Damião, o Cruzeiro anunciou a contratação do camaronês Joel por cinco temporadas na tarde desta quarta-feira. O centroavante, que estava no Coritiba por empréstimo, foi contratado por R$ 2,5 milhões. A confirmação foi feita pelo supervisor de futebol Benecy Queiroz.