Topo

Dono da Sampdoria é punido por comentário e protesta com foto no Twitter

Do UOL, em São Paulo

16/12/2014 11h25

Presidente e proprietário da Sampdoria, o produtor de cinema Massimo Ferrero foi punido pela FIGC (Federação Italiana de Futebol, na sigla em italiano) por comentários direcionados a Erick Thohir, indonésio que é dono da Inter de Milão. O dirigente foi afastado por três meses e ainda recebeu multa de 10 mil euros (R$ 36 mil), e depois disso resolveu protestar na rede social Twitter.

Ferrero publicou um autorretrato em que ele aparece com uma fita adesiva sobre a boca. A imagem foi acompanhada por uma ironia nada sutil: “Agradeço de coração à Justiça Desportiva por esse erro sem fundamento, dando-me três meses [de suspensão] mais multa”.

O episódio em questão aconteceu neste ano. Em conversa com Massimo Moratti, ex-proprietário da Inter de Milão, Ferrero disse que ele precisava “se livrar daquele filipino”.

Thohir, 44, é um empresário que trabalha no segmento de mídia. Além da Inter de Milão, ele é acionista majoritário do DC United (Estados Unidos) e do Persib Bandung (Indonésia). Ele assumiu o controle da equipe italiana há cerca de um ano.

“Se eu estivesse no lugar de Moratti, teria dado uns beliscões nele. Ele não pode mexer com Moratti”, disse Ferrero em entrevista ao programa “Stadio Sprint”.

A FIGC considerou que as declarações do dirigente sobre Thohir foram ofensivas e discrimnatórias por motivos étnicos. A punição foi baseada nisso.