Topo

'Fábrica' de atacantes velocistas empurra Fernandinho para fora do Grêmio

Fernandinho está na lista dos que devem deixar o Grêmio em 2015 - André Costa/CostaPress/Estadão Conteúdo
Fernandinho está na lista dos que devem deixar o Grêmio em 2015 Imagem: André Costa/CostaPress/Estadão Conteúdo

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/12/2014 13h03

O Grêmio não esconde o objetivo de revelar jovens no próximo ano. E considera ter uma 'fábrica' de atacantes de velocidade. Por isso, Fernandinho não terá vida fácil em 2015. Ele não está, aparentemente, nos planos de Felipão e pode deixar o clube. 

Erik e Everton são os primeiros nomes. Os dois estão no elenco principal desde o ano passado e a expectativa é aproveitamento imediato. "Everton terá mais chances neste ano", garantiu Fábio Koff, que ainda disse ver Everton como um dos jogadores de mais futuro no país. 
 
O crescimento dos dois autoriza Fernandinho a deixar o clube. Contratado no ano passado e sem conseguir se firmar no clube, o jogador terminou o ano em baixa. Felipão o utilizou pouco. Foram 13 jogos e nenhum gol marcado.No encerramento da temporada, nem mesmo na reserva ele ficava mesmo quando recuperado do desconforto no joelho esquerdo, que o acompanhou por um bom tempo. 
 
"Como não temos dinheiro para contratar, vamos ter que fabricar nossos jogadores. Vamos fazer isso no ano que vem", disse Felipão no encerramento do Brasileiro. 
 
Fernandinho chegou por 2 milhões de euros, contratação em parceria com um investidor. O jogador de 30 anos assinou contrato por três temporadas no Tricolor. Para 2015, abre a temporada atrás dos mais jovens e a concorrência pode ainda aumentar com o regresso de Marcelo Moreno. 
 
Outro ponto que poderia indicar a saída dele do elenco é o alto salário. O Grêmio estipulou um teto de R$ 5 milhões para folha de pagamentos mensais. E para isso, rejeitou a chance de ter 'reservas de luxo'. Fernandinho se enquadraria exatamente nesta situação, e assim teria negociação para deixar o clube facilitada.