Topo

Real rebate desigualdade com rivais e prega seriedade na estreia do Mundial

Observado por Cristiano, James Rodríguez domina bola em treino no Marrocos - AFP PHOTO/ JAVIER SORIANO
Observado por Cristiano, James Rodríguez domina bola em treino no Marrocos Imagem: AFP PHOTO/ JAVIER SORIANO

Do UOL, em São Paulo

16/12/2014 06h00

A dominação do mundo tem pautado a história recente do Real Madrid, desde o início da filosofia galáctica com a contratação de Luis Figo, em 2000. Assim, nada mais natural que os atuais campeões da Europa levem a sério o Mundial de Clubes da Fifa, apesar da teórica desigualdade de força em relação aos demais participantes.

O Real Madrid faz sua estreia no torneio no Marrocos nesta terça-feira, às 17h30 (de Brasília), diante dos mexicanos do Cruz Azul. A partida acontece no estádio de Marrakech. Apesar do clima exacerbado de favoritismo, os representantes da Espanha adotam o discurso de respeito.

"Nossa qualidade pode ser superior, mas precisamos jogar", afirmou o técnico Carlo Ancelotti na entrevista coletiva, na véspera da estreia.  

"Temos esse Mundial, que é muito importante. Todos os times fizeram um grande trabalho para chegar aqui. Ganhar representa fechar um ano inesquecível", acrescentou o treinador italiano, atribuindo valor ao torneio da Fifa.

O mesmo discurso de seriedade apareceu também nas declarações de jogadores, já com o elenco no Marrocos. "Temos que trabalhar com humildade para que seja um ano positivo para o madridismo. Jogaremos com muita seriedade", disse o zagueiro Pepe.

JAMES E KHEDIRA SERÃO DESFALQUE NA ESTREIA

Na última segunda-feira o elenco do Real Madrid realizou um treino no complexo Príncipe Moulay Abdellah de Rabat, diante de cerca de mil fãs. Khedira e James Rodríguez participaram normalmente da atividade, mas, como estão voltando de problemas físicos, serão preservados no jogo contra o Cruz Azul.

Esta será a primeira aparição do Real Madrid no Mundial da Fifa desde a edição de 2000, no Brasil. Na oportunidade, os espanhóis ficaram fora da final após um empate com o Corinthians, no Morumbi. Depois, perderam a decisão de terceiro lugar para o Necaxa, do México.

MEXICANOS ENFRENTAM O DESGASTE APÓS PRORROGAÇÃO

Formado por um elenco experiente, o Cruz Azul leva ao duelo com o Real Madrid o desgaste de sua partida anterior no torneio. No último sábado, os mexicanos precisaram da prorrogação para espantar as zebras do Western Sydney Wanderers, da Austrália, em vitória de virada por 3 a 1.

No entanto, o elenco de nomes como Corona, Torrado, Vela e Pavone confia que pode dar trabalho aos vencedores da Liga dos Campeões.

"Estamos animados, claro. Temos pensado no Real Madrid por um bom tempo, mas tivemos que nos concentrar no Western Sydney para garantir estarmos na semifinal. Jogaremos contra o melhor time do mundo, que vem de 20 vitórias seguidas. Eles não são favoritos só para nos vencer, mas para vencer o Mundial também. Mas é verdade que surpresas acontecem no futebol", afirmou Luis Fernando Tena, técnico do Cruz Azul. O ganhador do duelo entre Real Madrid e Cruz Azul enfrentará na decisão o vencedor da partida que envolve San Lorenzo e Auckland City. Argentinos e neo-zelandeses se enfrentam na quarta-feira.