Topo

Volante Gabriel consegue liminar na Justiça e se desvincula do Botafogo

O volante Gabriel deve se transferir para o Cruzeiro, atual bicampeão brasileiro - Vitor Silva / SSPress
O volante Gabriel deve se transferir para o Cruzeiro, atual bicampeão brasileiro Imagem: Vitor Silva / SSPress

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/12/2014 15h29

O Botafogo já contabiliza mais uma baixa em seu elenco para a temporada 2015, a 19ª no total. O volante Gabriel conseguiu vitória contra o clube em que garante liminar na Justiça do Trabalho. A decisão o libera de seu contrato com o Alvinegro. A antecipação de tutela para rescisão contratual foi confirmada pelo juiz Americo Cesar Brasil Correa e deixa o jogador – então com vínculo até o final de 2015 – livre.

Já ciente da decisão, o Botafogo nada tem a fazer por não ter cumprido com a obrigação de honrar com os compromissos assinados com Gabriel. O jogador e seu estafe reclamam de atrasos nos depósitos do Fundo de Garantia e nos salários.

Sem possibilidade de resposta, o presidente Carlos Eduardo Pereira apela à conversa para não perder um de seus principais jogadores em 2014. "O Gabriel optou por mover uma ação judicial. Estamos com nosso jurídico tomando as medidas para defender os interesses do clube, mas tentando manter uma porta aberta para o diálogo", disse o cartola, em entrevista à rádio Brasil.

A CBF também já foi comunicada da decisão e irá confirmar a rescisão contratual. Gabriel é alvo de interesse do Cruzeiro. A liminar Justiça irá facilitar a transferência para o clube mineiro.

O volante foi revelado pelas categorias de base do Botafogo, onde chegou em 2012 após ser formado pelo Paulínia-SP. Gabriel foi destaque do Alvinegro no último Campeonato Brasileiro como um dos maiores ladrões de bola da competição.

Antes de Gabriel acionar a Justiça, o Botafogo já havia perdido 18 jogadores do elenco com o qual encerrou o último Brasileiro, entre eles os meias Carlos Alberto e Zeballos, e o zagueiro André Bahia, que se transferiu o futebol japonês. O Alvinegro já havia dispensado quatro jogadores durante o nacional, e também não renovou com o técnico Vagner Mancini.

O Botafogo ainda deve perder mais jogadores antes da reapresentação, marcada para o início de janeiro de 2015. Até aqui, poucas peças estão garantidas na equipe que será comandada pelo técnico René Simões em 2015, a maioria deles jovens revelados pelas categorias de base do Alvinegro.