Topo

Argentino Lucas Pratto é aposta rara do Atlético-MG para o ataque

Lucas Pratto é apenas o sétimo atacante estrangeiro contratado pelo Atlético-MG em sua história - AP Photo/Victor R. Caivano
Lucas Pratto é apenas o sétimo atacante estrangeiro contratado pelo Atlético-MG em sua história Imagem: AP Photo/Victor R. Caivano

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

17/12/2014 16h38

A diretoria do Atlético-MG anunciou na noite de terça-feira a contratação do atacante Lucas Pratto, do Velez Sarsfield. A chegada do jogador é uma aposta pouco utilizada pelo alvinegro mineiro na história do clube. O atleta é apenas o sétimo atacante estrangeiro contratado para reforçar o seu ataque.

Os primeiros nomes foram também argentinos. Valsechi e Vilalba, ambos na década de 40, e Saporiti, na década de 60. O quarto atacante 'importado' da Argentina e também o mais recente, antes de Lucas Pratto, foi Mariano Trípodi, que fez apenas cinco jogos em 2009 e não marcou nenhum gol.

Completam a lista de reforços estrangeiros para o ataque, o boliviano Castillo, que jogou em 2008, o desconhecido ganês David Adjei, em 1997, e o atacante colombiano Renteria, que atuou pelo Atlético em 2009.

E os rendimentos dos atacantes anteriores mostram que a aposta atleticana em jogadores estrangeiros não deu o resultado esperado naquelas ocasiões. Castillo foi quem mais jogou entre todos, fez 22 jogos, mas marcou três gols apenas. Renteria vem logo atrás, com 16 partidas e somente um tento assinalado.

Já da Argentina, Lucas Pratto é o 14º reforço atleticano contratado no país Hermano, levando-se em conta todas as posições. No atual elenco, o atacante encontrará o meia Dátolo, um dos destaques alvinegros em 2014. Curiosamente o Atlético conseguiu maior destaque com defensores argentinos, como Galvãn, Cápria e Otamendi, que atuou no primeiro semestre deste ano, e o goleiro Ortiz.