Topo

De promessa de 16 anos a 'Negueba'. Grêmio forma grupo recheado de jovens

Lincoln, de 16 anos, subiu para o profissional do Grêmio e gera expectativa - Rodrigo Fatturi/Divulgação/Grêmio
Lincoln, de 16 anos, subiu para o profissional do Grêmio e gera expectativa Imagem: Rodrigo Fatturi/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

17/12/2014 06h00

São muitos nomes novos que estarão com o grupo do Grêmio na pré-temporada que começa no próximo dia 10, na cidade de Gramado, na serra gaúcha. E não se trata de jogadores contratados ou que voltam de empréstimo, mas que sobem das categorias de base. Ao todo, 17 jogadores de até 20 anos formam mais da metade do elenco principal. 

Felipão e a direção de futebol do Grêmio estabeleceram a preferência por aposta nas categorias de base. E assim determinaram 17 jogadores vindos da base para compor o grupo. Alguns deles já estavam, inclusive, no elenco no fim da temporada passada e se mantém entre as primeiras opções. 
 
Para o gol, Thiago e Léo receberão a companhia de Vitor. Na defesa, Lucas Costa também terá Gabriel no elenco de cima. Nas laterais, Liverson, Marcelo Hermes e Breno. Na marcação do meio, Araújo e Balbino estarão na pré-temporada do principal, para armação, o jovem Lincoln, de 16 anos, e Jefferson Negueba estarão com o grupo, e no ataque são quatro jogadores: Pedro Rocha, Everton, Erik e Nícolas Careca. 
 
Como Scolari gosta de um grupo formado por menos de 30 jogadores, os meninos vão compor mais de 50% das alternativas. Mesmo que o clube estipule ainda a presença de alguns jogadores mais experientes, como Barcos, Douglas, Fellipe Bastos, entre outros. E duas contratações ainda devam ser feitas para o início do próximo ano, ambos laterais, um para cada lado. 
 
Das novidades, Jefferson Negueba chegou a defender o time B no Gauchão de 2014. Foi aproveitado apenas em um jogo e teve bom desempenho. Ele tem 19 anos e permaneceu o resto do ano nos times de base. Já Lincoln tem 16 e foi chamado para o time de cima tão logo assinou seu primeiro contrato profissional, de três anos. O menino já foi até alvo de propostas, mas permaneceu no clube e é tido como uma das principais promessas do futebol brasileiro para os próximos anos. Além disso, está convocado para seleção brasileira Sub-17 para o Sul-Americano da categoria.  
 
O elenco gremista se reapresenta no próximo dia 8. A pré-temporada terá duração de 10 dias e será realizada em Gramado, na serra gaúcha.