Topo

Gobbi quer barrar saída de Malcom, e Corinthians investigará empresário

Alef (jogador do Olympique-FRA), Matheus Pereira, Guilherme Miranda (agente), Fernando Garcia (investidor) e Malcom se encontraram em Marselha - Arquivo Pessoal / Matheus Pereira
Alef (jogador do Olympique-FRA), Matheus Pereira, Guilherme Miranda (agente), Fernando Garcia (investidor) e Malcom se encontraram em Marselha Imagem: Arquivo Pessoal / Matheus Pereira

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

17/12/2014 06h00

Com apenas 17 anos, Malcom mal despontou no Corinthians e já atraiu interesse de clubes europeus. O atacante viajou à França com seus empresários, da empresa Elenko Sports, que conversam com Dinamo de Kiev (UCR) e Olympique Marseille (FRA). A pessoas próximas, porém, o presidente alvinegro Mario Gobbi disse que não vai permitir a saída da promessa.

Em conversa com conselheiros na segunda-feira, Gobbi mostrou insatisfação com a conduta do estafe de Malcom, que, na sua visão, tenta acelerar a saída do jogador. O mandatário revelou que, enquanto for presidente - seu mandato termina no dia 15 de janeiro - não permitirá a saída, já que quer que o jovem tenha mais jogos com a camisa alvinegra.

Oficialmente, o Corinthians nega ter em mãos qualquer proposta pelo atacante, mas faz a ressalva de que, caso receba algo, tem total autonomia para decidir, mesmo tendo apenas 30% dos direitos econômicos.

"Não recebemos nenhuma sondagem ou proposta, mas, caso receba, o Corinthians pode avaliar, e decidir se recusa ou aceita", diz o gerente Edu Gaspar.

Conselheiro empresário investigado

Se o Corinthians detém 30% dos direitos de Malcom, a maior fatia, de 35%, pertence à Luis Fernando Assessoria, de propriedade de Fernando Garcia. Garcia é conselheiro vitalício do clube e irmão de Paulo Garcia, candidato à presidência pela oposição.

Nesta segunda-feira, foi aberto na Comissão de Ética do conselho alvinegro um pedido de investigação: o artigo 43 do estatuto do clube, publicado no site oficial, diz que não poderá fazer parte dos poderes sociais do clube o sócio que tenha relação profissional com a agremiação "na condição de procurador, empresário, agente de atletas ou como sócio dos que exerçam tais atividades".

Pelo estatuto, Garcia poderia perder seu mandato como conselheiro - poucos no Corinthians, porém, acreditam que uma punição tão severa seja aplicada.

O conselheiro-empresário adquiriu 40% dos direitos econômicos de Malcom como parte de uma transação feita para pagar dívidas referentes à contratação do volante Ralf.

Sob o comando de Tite, apresentado nesta terça-feira, o elenco corintiano retoma suas atividades no dia 5 de janeiro.