Topo

Xavi diz que não tem mais o mesmo futebol e quer ser técnico do Barcelona

Do UOL, em São Paulo

17/12/2014 15h37

Um dos maiores meio-campistas da história da seleção espanhola e do Barcelona, Xavi admitiu em entrevista para o jornal espanhol El País que já não está mais em seu melhor nível e tem o desejo de um dia treinar o time catalão, seguindo os caminhos de Pep Guardiola.

“Em alto nível, me falta futebol, está claro. Eu posso sentir as dificuldades para recuperar meu corpo e preciso medir os esforços. Não tenho mais a mesma condição de jogar a cada três dias”, revelou.

Questionado sobre quais os rumos que sua carreira deve tomar depois de pendurar as chuteiras, o ídolo culé admite ter vontade de seguir os passos de um antigo companheiro de Barça: Pep Guardiola.

“Oxalá que eu possa seguir o caminho de Guardiola. E ainda mais aqui, está é a minha casa. Cruyff um dia me disse que o mais bonito em nossas vidas era jogar, mas o que mais se aproximava a essa sensação era treinar. Eu gosto de me levantar e saber que vou sentir o cheiro da grama e o toque da bola: é minha vida”, disse o meia.

Xavi substituiu Guardiola no meio-campo do Barcelona e logo encarou as dificuldades de ser comparado com o antigo ídolo azul-grená. Mas se consolidou como líder da equipe e se tornou numa lenda.

Com a camisa do Barça e da Espanha, ele ganhou três Ligas dos Campeões, dois Mundiais de Clubes, sete Campeonatos Espanhois, duas Eurocopas e um Mundial de Seleção. Nos últimos meses, teve especulada a sua saída do Barcelona, mas renovou contrato e disse querer encerrar a carreira no clube catalão.