Topo

Doriva terá que mudar seu estilo para agradar Eurico Miranda no Vasco

15.dez.2014 - Doriva teve que ouvir de Eurico a exigência para jogar com esquema ofensivo - Bruno Braz/UOL
15.dez.2014 - Doriva teve que ouvir de Eurico a exigência para jogar com esquema ofensivo Imagem: Bruno Braz/UOL

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/12/2014 06h05

O técnico Doriva mal chegou ao Vasco e já terá sua primeira saia justa para resolver: mudar seu estilo de trabalho para satisfazer a vontade do presidente do clube, Eurico Miranda, que exigiu que o time cruzmaltino jogue de forma ofensiva em 2015.

Ainda novato na profissão de treinador, o comandante tem se caracterizado justamente pela defensividade de suas equipes. No Ituano, onde sagrou-se campeão paulista de 2014, viu seu time obter o status de menos vazado da competição, com 11 gols sofridos em 19 jogos. Um contraste em relação aos tentos a favor, quando ficou apenas na décima posição do quesito, com 18 gols feitos, o que dá uma média de menos de um por jogo (0,9).

Na fase final do Paulistão, por exemplo, ficou no 0 a 0 com o Botafogo (SP) nas quartas e levou a vaga nos pênaltis. Na semifinal, bateu o Palmeiras por 1 a 0. Na decisão em dois jogos com o Santos, venceu o de ida por 1 a 0, perdeu o de volta pelo mesmo placar e acabou levando o caneco novamente nas penalidades.

Em seu outro trabalho, a frente do Atlético-PR, onde ficou apenas oito jogos, acumulou oito gols feitos (média de um por partida) e dez sofridos.

Para Eurico Miranda, no entanto, pouco importa seu histórico:

“Isso foi lá para trás. Não se deve falar de passado. Tem que falar para frente. Coisas do futuro. Não se pode jogar, no futebol brasileiro, passando 90 minutos sem dar um chute a gol. Futebol se resume numa coisa chamada gol, se não chutar em gol, o gol não vai sair. Tem que jogar para frente”.

Nesta quarta, o treinador teve sua primeira reunião com a diretoria para tratar da avaliação do elenco e da indicação de reforços.