Topo

Ele já foi observado pelo Real. E volta ao Grêmio sem garantia de sequência

Tinga (primeiro jogador à esquerda) já foi observado pelo Real Madrid - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio FBPA
Tinga (primeiro jogador à esquerda) já foi observado pelo Real Madrid Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

18/12/2014 15h31

Guilherme de Jesus da Silva já passou pela seleção brasileira de categorias de base, subiu ao profissional do Grêmio sob grande expectativa e foi observado pelo Real Madrid. Mas ninguém associa o nome ao jogador. Trata-se de Tinga, que retorna de empréstimo do Boa Esporte. Após um semestre no clube mineiro, que por pouco não subiu para Série A, ele retorna ao Olímpico valorizado, mas mesmo assim sem garantia de sequência. 

Quando ainda era membro dos times inferiores, o lateral direito que hoje tem 21 anos esteve sob observação de olheiros do Real Madrid. A ideia era levar o jogador para um período de estágio no time B, chamado Real Madrid Castilla. A equipe disputa competições profissionais e recentemente foi rebaixada para terceira divisão espanhola. 
 
A negociação para Espanha acabou não acontecendo. Tinga seguiu no Brasil e não foi muito aproveitado pelo Grêmio. No começo de 2014, esteve na equipe B que abriu o Gauchão. O desempenho foi bom, ele subiu ao principal, mas acabou não atuando regularmente. Pouco aproveitado, foi emprestado ao Boa Esporte em agosto. 
 
Lá, se firmou como titular e conseguiu atuar regularmente. Volta em novo status ao clube gaúcho e ainda conta com a falta de jogadores para função. Seu contrato com Grêmio vai até abril de 2016 e ele espera ser utilizado. 
 
No entanto, o futuro ainda é incerto. O jogador recebe uma série de sondagens de clubes brasileiros e portugueses. Pode, caso algo se torne concreto, voltar a ser emprestado ou ainda ser vendido pelo Tricolor. 
 
"Ainda não temos novidades sobre os jogadores que voltaram de empréstimo. A janela de transferências irá se abrir no começo do ano e tudo ficará mais para 2015", disse o diretor executivo de futebol gremista, Rui Costa, ao UOL Esporte. 
 
Além de Tinga, Tony e Moisés também são laterais direitos e retornam de períodos emprestados. Na base, Canavarros é o jogador que poderia ocupar a função.
 
A direção do Grêmio, que confirmou a contratação de Douglas na última quarta, pode ficar com apenas um reforço até o fim do ano. A previsão de contratação de dois laterais perde força no momento e as categorias de base podem ser utilizadas para suprir esta lacuna do grupo. 
 
Suéliton, que jogou no Atlético-PR em 2014, Patric, que defendeu o Sport, e o paraguaio Coronel foram oferecidos ao Tricolor, mas nenhum deles é alvo de uma tentativa concreta de contratação. 
 
Os treinamentos para temporada 2015 começam no dia 8 de janeiro. A pré-temporada gremista será realizada na cidade de Gramado, na serra gaúcha, e aberta no dia 10.