Topo

Eleição a presidência do Conselho do Santos terá Teixeira e união de rivais

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

18/12/2014 06h00

O ex-presidente do Santos, Marcelo Teixeira, que deixou o poder no clube em 2009 após perder as eleições para Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, deve voltar às atividades na Vila Belmiro. O UOL Esporte apurou que Teixeira foi o escolhido do presidente eleito Modesto Roma para concorrer à presidência do Conselho Deliberativo. A assembleia ocorre nesta segunda-feira.

Teixeira, principal articulador da campanha de Modesto, inclusive, favoreceu a união do novo presidente santista com um de seus rivais nas eleições do clube – José Carlos Peres, que concorreu ao cargo de presidente pela chapa “Santos Vivo” e ficou com a segunda colocação. Peres teve 1.139 votos contra 1.321 de Modesto.

Como integra o G4 Paulista, empresa que negocia contratos para os quatro grandes clubes do Estado, Peres não está confirmado como uma das opções para formar a mesa do Conselho Deliberativo. Na pior das hipóteses, ele deve indicar um nome de sua confiança.

Com a união de Modesto Roma e José Carlos Peres, o Fernando Silva, que ficou em terceiro lugar nas eleições, com 1.077 votos, perde força como oposicionista, já que a união de seus rivais fortalece a situação, que terá o maior número de conselheiros na Vila Belmiro.

Como atingiram 20% dos votos dos associados nas eleições, Modesto ficou com 74 integrantes para o órgão, enquanto Peres levou 64 conselheiros. Já Fernando Silva conseguiu 58 cadeiras.

O acordo entre Modesto e Peres foi fechado na última terça-feira, quando o novo presidente santista foi a sede da Federação Paulista de Futebol (FPF) para pedir uma nova antecipação de cota.  

Modesto procura combater a crise financeira do clube, que atinge todos os departamentos do clube. Se não bastasse, a diretoria comandada por Odílio Rodrigues já adiantou as cotas do Campeonato Paulista e do Campeonato Brasileiro do próximo ano.

"O Santos tem a vinda de receitas e vamos equilibrar tudo para honrar os compromissos. Porque o Santos tem essa responsabilidades, tudo vai ser honrado, agora", disse o novo mandatário.

Modesto Roma comunicou a imprensa à suspensão de sua agenda de entrevistas até a próxima quarta-feira, dia 24. O dirigente disse que, nesse período, estará "totalmente envolvido na transição e buscando soluções emergenciais de grande importância para o clube".