Topo

Ida à Disney deflagra tensão e causa dança das cadeiras na diretoria do Flu

Dassler Marques e Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/12/2014 06h00

Mesmo marcada apenas para começar no dia 9 de janeiro, a pré-temporada do Fluminense em Orlando-EUA tem movimentado os bastidores do clube. A participação do Tricolor na Florida Cup não foi bem digerida pelo vice presidente de futebol Mário Bittencourt e expôs uma tensão com o gerente do setor, Marcelo Teixeira, um dos responsáveis por fechar a passagem pela terra da Disney.

O torneio, que terá jogos disputados no parque do Mickey, reunirá Fluminense, Bayer Levekusen, Colonia e Corinthians num confronto entre brasileiros e alemães nos dias 15 e 17 de janeiro.  As datas, inclusive, foram motivo de polêmica pela curta estadia (de 9 a 17 de janeiro) nos Estados Unidos. O acordo inicialmente proposto ao clube definia até mesmo o dia que o elenco se reapresentaria após as férias, o que causou profundo mal-estar no departamento de futebol.

O incômodo piorou ainda mais a relação entre Mário Bittencourt e Marcelo Teixeira, que já vinha tensa nos últimos meses. Um dos episódios foi a tentativa por parte do vice presidente de trazer Magno Alves durante o Campeonato Brasileiro com salário de cerca de R$ 200 mil, enquanto o colega foi um dos que se posicionaram contra a vinda do ex-jogador do Tricolor.

Nos bastidores, a dupla troca farpas entre os mais próximos, embora evitem críticas em público. Mário Bittencourt nem mesmo se pronuncia sobre a pré-temporada, enquanto Teixeira tenta adotar um tom conciliador via imprensa.

“Acho natural [as críticas] porque no Brasil temos muita dificuldade com o calendário. Há quanto anos que não temos essa oportunidade de disputar um torneio no exterior? A oportunidade que temos é em janeiro. Não vejo problemas nas declarações, acho natural. Isso faz parte de um processo de mudança no calendário", argumentou Marcelo Teixeira recentemente, após críticas de Wagner e do técnico Cristóvão Borges.

A tensão foi um dos motivos pelos quais Marcelo Teixeira foi preterido em relação ao agora ex-gerente geral da base do Fluminense Fernando Simone na escolha por um diretor executivo. O primeira seria o nome natural pelo cargo pelo tempo que trabalho no futebol tricolor, mas terá que acumular o comando de Xerém às suas funções enquanto o companheiro assumiu o time profissional oficialmente na última terça.

Além do tempo curto de estadia e a questão técnica, outro motivo de crítica à viagem foi a parte financeira. Ao contrário de outros clubes que disputaram torneios semelhantes, o Fluminense não terá todas suas despesas pagas pelos organizadores, por exemplo. A participação, no entanto, foi justificada como forma de divulgar o Tricolor no exterior e estreitar laços com possíveis parceiros nos Estados Unidos.

Além de acirrar a relação entre Mário Bittencourt e Marcelo Teixeira, a ida à Disney também deu ao departamento de marketing do Fluminense mais um desafeto, além do ex-diretor geral Jackson Vascocelos e o vice de projetos especiais Pedro Antônio Ribeiro. O  vice presidente de futebol não gostou da interferência dos executivos no planejamento de seu departamento. 

Mário Bittencourt fala sobre futuro de estrelas tricolores