Topo

Influência de presidente campeão do mundo mantém Mano como alvo do Inter

Mano Menezes é alvo do Internacional para assumir o time em 2015 - Ricardo Matsukawa / UOL
Mano Menezes é alvo do Internacional para assumir o time em 2015 Imagem: Ricardo Matsukawa / UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

18/12/2014 06h00

Fernando Carvalho deixou o Inter em 2010. Depois de ser presidente campeão da Libertadores e do Mundial de 2006 e vice de futebol no bicampeonato da América, ele tomou outro rumo e jamais ocupou posto no clube. Mas independente da falta de cargo, ele é opinião muito respeitada nos bastidores do Colorado. E no momento de instabilidade e falta de treinador, se torna um dos principais avalistas para insistência na contratação de Mano Menezes. 

Vitório Píffero teve o voto de Carvalho na eleição presidencial. É amigo pessoal do antigo presidente e foi parceiro nas conquistas mais importantes do clube. Quando Carvalho era presidente, Vitório era vice de futebol. Quando Vitório foi presidente, Carvalho assumiu a pasta. A amizade em nada mudou nos anos que passaram. 
 
Tão logo o novo mandatário foi eleito, em entrevista à Rádio Gaúcha, onde trabalha atualmente como participante de um programa de debates, Carvalho disse que não descartaria Mano Menezes. Mesmo que Píffero o tivesse feito minutos atrás. 
 
Os dias passaram e o tom de descarte de Vitório tornou-se mais ameno. A rejeição a Mano e Celso Roth foi se tornando mais fraca até deixar absolutamente de existir, na última terça. Vitório alegou que tais colocações só foram feitas apenas para acabar com rumores de campanha. 
 
Atualmente, o Inter encontra dificuldades para anunciar o novo técnico. E neste contexto, Carvalho é defensor da chegada de Mano Menezes. Sua influência, porém, não é maior do que os membros do novo departamento de futebol do clube. Mas a opinião do vitorioso dirigente sempre é levada em conta. 
 
O Internacional não define prazo para anunciar seu novo comandante de campo. Há facções no clube que preferem a aposta 'caseira' e a efetivação de Clemer, técnico do Sub-20, no principal. Há quem defenda uma investida em Argel Fucks, que comandou o Figueirense no último Brasileiro, mas Mano se mantém como predileto. 
 
Não está fácil resolver tal situação. O Colorado já foi descartado por Tite, Abel Braga e Vanderlei Luxemburgo. "Vamos agir com a maior cautela e tranquilidade possível. Assim, minimizamos os erros", garante o vice de futebol Luiz Fernando Costa.