Topo

Mistério na Argélia: exame prova que jogador não morreu por objeto atirado

AFP PHOTO/STR
Imagem: AFP PHOTO/STR

Do UOL, em São Paulo

18/12/2014 17h28

Em 24 de agosto, o mundo do futebol ficou chocado com a notícia da morte de um jogador camaronês, depois de ser atingido por um objeto atirado por torcedores em uma partida do Campeonato Argelino. Até esta quinta-feira, essa era a causa do óbito. Exames revelados pela família de Albert Ebosse, no entanto, revelaram que ele morreu em decorrência de lesões causadas por outros golpes recebidos na cabeça. A situação virou misteriosa.

De acordo com a análise de peritos, o corpo de Ebosse tem "marcas de combate", entre eles ruptura de uma vértebra cervical, uma escoriação no ombro e, a causa da morte, um afundamento no crânio. A versão inicial era de que ele teria morrido depois de receber um golpe na cabeça causado por objeto pontiagudo, o que, na avaliação divulgada, não pode ter sido forte a ponto de afundar o osso.

O documento com a análise, feita a pedido da família do jogador, foi enviado às autoridades camaronesas, já que o ocorrido não está esclarecido. Uma das hipóteses levantadas indica que Albert Ebosse pode ter sido espancado no vestiário do estádio onde seu time, o JS Kabylie, foi derrotado por 2 a 1 pelo USM Alger, dentro de casa. Os torcedores do próprio Kabylie atiraram objetos nos atletas.

Por conta disso, a equipe foi banida de competições continentais africanas por dois anos e forçada a jogar suas partidas como mandante com estádio vazio.