Topo

Chegada de Joel, conversa com Damião e salário alto afastam Fred da Toca

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

19/12/2014 06h00

A contratação de Joel e as conversas avançadas com Leandro Damião deixam o Cruzeiro cada vez mais distante de Fred, objeto de desejo do presidente Gilvan de Pinho Tavares. Todavia, existe outro fator que é tido como um obstáculo para que o camisa 9 do Fluminense desembarque em Belo Horizonte na temporada que se aproxima: o salário elevado.

Na Toca da Raposa, o centroavante aceita que os seus vencimentos sejam inferiores aos recebidos atualmente nas Laranjeiras – R$ 900 mil. Ele pleiteia um salário na casa de R$ 600 mil. O atual campeão brasileiro, no entanto, não pretende desembolsar o valor sozinho e busca um investidor para viabilizar as tratativas. 

O jogador tem o perfil considerado ideal por diretoria e comissão técnica para atuar pelo clube no ano seguinte. Artilheiro do Campeonato Brasileiro 2014, com 18 gols assinalados, Fred também se comporta como um líder dentro dos gramados e poderia comandar a equipe durante a próxima edição da Libertadores.

Conselheiro do Cruzeiro, Pedro Lourenço, proprietário de uma rede de supermercados de Minas Gerais, foi procurado pelo mandatário para ajudar a financiar o salário do atacante. O empresário, contudo, disse ao cartola que reduzirá os investimentos no futebol nos próximos meses.

A dificuldade para encontrar um investidor que viabilize a contratação de Fred, de 31 anos, não é o único empecilho. A chegada do camaronês Joel e o provável acordo com Leandro Damião, tratado como plano B ao término do Brasileirão, são situações que afastam da Toca da Raposa o camisa 9 da seleção brasileira na Copa do Mundo 2014.

O presidente Gilvan de Pinho Tavares nunca escondeu que o atacante, revelado pelo América-MG e com passagens por Cruzeiro, Lyon e Fluminense, é o seu maior desejo desde o início de seu primeiro mandato. No ano anterior, o atleta inclusive manteve conversas com a diretoria celeste, mas as tratativas não avançaram.