Topo

Fifa anunciará em março se muda ou não o mês da Copa do Qatar

AFP PHOTO/HO/SUPREME COMMITTEE FOR DELIVERY AND LEGACY
Imagem: AFP PHOTO/HO/SUPREME COMMITTEE FOR DELIVERY AND LEGACY

Do UOL, em São Paulo

19/12/2014 15h48

Classificação e Jogos

O Comitê Executivo da Fifa anunciou nesta sexta-feira que a decisão final sobre o mês em que a Copa do Mundo de 2022, no Qatar, será divulgada em março. Até lá, a entidade vai estudar em quais épocas do ano será mais viável realizar a competição, já que o período tradicional, entre junho e julho, é de calor extremo no país do oriente médio, o que poderia complicar o desempenho dos atletas.

Entre as opções apontadas estão os meses de janeiro, fevereiro e maio - essa, apoiada pelos grandes clubes europeus - ou novembro e dezembro, quando as temperaturas são mais amenas. A questão climática foi uma das principais críticas à escolha do Qatar como sede do evento. A Copa de 2022 ainda vive crise por conta de denúncia de corrupção no processo de escolha por parte da Fifa.

Além disso, o Comitê Executivo confirmou a data de início e término da Copa de 2018, na Rússia: será realizada de 14 de junho a 15 de julho. Por fim, a entidade aboliu a divisão dos direitos federativos dos atletas, prática comum no Brasil, onde empresários, clubes e os próprios atletas dividem a "propriedade" deles e lucram de acordo com as transferências.