Topo

Grêmio aposta em Felipão e 'cabelos brancos' para 'domar' Douglas

Douglas volta ao Grêmio com "mais cabelos brancos" que quando saiu - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Douglas volta ao Grêmio com 'mais cabelos brancos' que quando saiu Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

19/12/2014 06h00

Douglas é um jogador controverso. Apresentado pelo Grêmio na última quarta-feira, o camisa 10 viveu relação de amor e ódio com a torcida na primeira passagem pelo clube. Chegou a ser convocado pela seleção brasileira, mas jamais escapou das vaias. Agora, o Tricolor conta com dois fatores para garantir o sucesso do armador. Felipão e a idade avançada que gera novos cabelos brancos na cabeça do jogador. 

Foi Scolari quem indicou Douglas. Em conversa com o então presidente, Fábio Koff, ele apontou apenas o criativo armador como necessidade para temporada 2015. E com a demora na contratação, alguns dias depois, chegou a cobrar o reforço. "Pô, presidente, foi o único jogador que eu lhe pedi", disse em diálogo revelado por Koff. 
 
Foi atendido dias mais tarde. O Grêmio conseguiu a contratação do jogador que marcou 14 gols na última temporada defendendo o Vasco. Mais do que isso, não gastou nada para chegada dele, por se tratar de um jogador que ficava sem vínculo. 
 
"Fico muito feliz por ter a confiança de um técnico com nível de seleção. Sei da responsabilidade, da pressão, mas isso me deixa ainda mais motivado", disse Douglas em sua apresentação. 
 
Felipão é 'perito' em jogadores deste tipo. Motivar os aparentemente desmotivados é um dos pontos altos do comandante. No Grêmio, por exemplo, soube levar Arilson ao sucesso. E agora tenta repetir a estratégia com Douglas. 
 
E não será o mesmo jogador que deixou o clube sob vaias em 2012 que retornará aos jogos oficiais no início de 2015. Mesmo que ele diga que mudou pouco, a idade, agora com 32 anos, o faz mais responsável, na avaliação gremista. 
 
"Não mudou muita coisa, não. Só estou com alguns cabelos brancos a mais", brincou. Mas são exatamente estes fios claros, reflexo do tempo, que interessam na avaliação tricolor. 
 
Douglas  será a única contratação deste fim de ano gremista. Pode se tornar a única para a temporada 2015, caso os laterais não sejam encontrados no mercado. Por isso, há grande expectativa sobre o aproveitamento dele. 
 
Os jogadores do Grêmio retomam atividades no dia 8 de janeiro. A pré-temporada será realizada em Gramado-RS e terá início no dia 10.