Topo

Inter rejeita 'não' de Abel Braga. Agora quer convencê-lo a ficar

Abel segue nos planos do Inter. Resta saber se o Inter está nos planos dele - Alexandre Lops/AI Inter
Abel segue nos planos do Inter. Resta saber se o Inter está nos planos dele Imagem: Alexandre Lops/AI Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

19/12/2014 06h00

Abel Braga foi claro, não ficará no Inter. Magoado por não ser procurado antecipadamente, o técnico afirmou que 'o projeto de 2015 não passa por ele'. Mas o Colorado não está disposto a desistir. Depois de se ver frustrado nas tentativas de contratar Tite e Vanderlei Luxemburgo, o clube quer retomar contato com Abel e convencê-lo a 'esquecer' uma proposta do Emirados Árabes Unidos.  

Abel tem uma oferta para voltar ao Al Jazira. E está inclinado a aceitar. Depois de terminar o ano com o Internacional em terceiro no Brasileirão, o treinador não gostou nada de ver a chapa que venceu a eleição presidencial colocar outros nomes na frente do seu para assumir o time. Sempre fez questão de dizer que não poderia esperar e que o futuro seria definido unicamente por sua opinião. 

Agora Abel está convicto de não voltar ao Inter. Porém, Vitório Píffero, presidente para os próximos dois anos, tenta persuadir o treinador. As armas para isso são o relacionamento com jogadores, com direção e ainda uma oferta superior aos R$ 600 mil mensais. 

"Somos homens velhos. Não será por isso (mágoa por não ter sido procurado) que ele deixará de comandar o Inter", disse Píffero sobre Abel na última terça-feira. 

Correndo por fora ainda está Mano Menezes. Por influência do ex-presidente Fernando Carvalho, o nome segue em pauta. Mas até mesmo Carvalho admite trabalhar para que Abel mude de ideia e resolva renovar com o Inter. "No que eu puder ajudar, vou ajudar", disse na quinta-feira. 

Fato é que o Internacional está perdendo tempo. Sem treinador, sem reforços, o clube vive uma transição de comando que atrasa o início da montagem do grupo pra 2015. O novo departamento de futebol mantém reuniões diárias e garante que passos mais firmes devem ser dados apenas a partir da próxima semana. 

Nos bastidores, cresce o apelo por nomes menos 'badalados' como Clemer, que atualmente comanda o Sub-20 do Inter, e Argel Fucks, que comandou o Figueirense no último ano. Mas como seriam contratações fáceis, ambos ficam de 'stand by' para eventuais infortúnios com Abel e até com Mano.