Topo

Que climão! Cristiano Ronaldo ignora Platini em premiação do Real

Cristiano Ronaldo não cumprimentou Michel Platini na premiação - AP Photo/Christophe Ena
Cristiano Ronaldo não cumprimentou Michel Platini na premiação Imagem: AP Photo/Christophe Ena

Do UOL

Em São Paulo

20/12/2014 20h19

O atacante português Cristiano Ronaldo ignorou o presidente da UEFA, Michel Platini, durante a premiação do Real Madrid, que se sagrou campeão mundial de clubes neste sábado após vencer o San Lorenzo por 2 a 0, em Marrakech, no Marrocos.

Ao que tudo indica, o mal estar foi provocado pelas recentes declarações, de Platini, que afirmou que a Bola de Ouro da temporada 2014 deveria ser entregue a um dos jogadores da Alemanha, que venceu a Copa do Mundo no Brasil, em julho. Cristiano Ronaldo está entre os favoritos para receber o prêmio.
 
No mês passado, por meio de um comunicado oficial, o Real Madrid se queixou, lembrando que o prêmio é individual e não coletivo. "Em primeiro lugar, estamos surpresos com suas manifestações de preferências pessoais para a Bola de Ouro, especialmente quando é o responsável máximo pelo futebol europeu, onde deve imperar a mais restrita neutralidade", afirmou o Real.
 
A nota prosseguiu em tom crítico: "Em segundo lugar, a Bola de Ouro é um prêmio individual e não coletivo que se concede anualmente ao melhor jogador do mundo e cremos que, por seguir mantendo seu prestígio, os que participam da eleição devem ter em conta exclusivamente os méritos profissionais individuais dos jogadores".
 
O clube saiu em defesa de seu jogador e abriu campanha para que ele seja o eleito. "Cremos que Cristiano Ronaldo fez o melhor ano profissional a título individual da sua história, conseguindo a Liga dos Campões, a Chuteira de Ouro, o recorde máximo como artilheiro da Liga dos Campeões assim como a Copa do Rei. Sua grande forma mostra que ele é merecedor mais do que nunca da Bola de Ouro". 
 
Questionado sobre o episódio no início de dezembro, Cristiano Ronaldo se esquivou de uma resposta mais incisiva. "Não vejo isso como uma provocação, mas também não quero responder. Eu respondo é dentro do relvado, quer pelo clube quer pela seleção", disse ele.
 
Na final deste sábado, Cristiano Ronaldo teve uma atuação apagada, om poucas jogadas em que se destacou. O mesmo aconteceu na semifinal, quando o Real Madrid venceu o Cruz Azul, do México, por 4 a 0.