Topo

Busca por técnico após três negativas faz Inter brecar acerto de reforços

Abel Braga já disse não ao Inter (assim como Tite e Luxa), mas segue na pauta - Alexandre Lops/AI Inter
Abel Braga já disse não ao Inter (assim como Tite e Luxa), mas segue na pauta Imagem: Alexandre Lops/AI Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

20/12/2014 17h37

O Internacional vive dias de total indefinição. E as incertezas estão todas conectadas, como em um efeito dominó. Ainda sem um técnico para 2015, e correndo para todos lados atrás de uma solução, o Colorado também paralisou as conversas sobre reforços para a nova temporada. A diretoria tem nomes acertados, mas depende do comandante para bater o martelo e, principalmente, assinar os papeis.

A meta da diretoria tem lógica. Os dirigentes não querem contratar nenhum nome sem antes sentar e ter o aval do novo treinador. O problema é que o principal movimento no clube no mercado tem se mostrado difícil.

Tite, Abel Braga e Vanderlei Luxemburgo já foram tentados e disseram não. Mano Menezes sequer aceitou abrir negociações e foi descartado logo. E enquanto isto, nenhum jogador foi contratado. Todas as tratativas foram paralisadas.

A fase de transição entre a atual gestão, no cargo até 31 de dezembro, e a chapa eleita tem sido elogiada por ambas as partes. Mas gera ansiedade na torcida pela morosidade nas decisões, em especial sobre a comissão técnica.

Na lista de reforços a única certeza é o perfil buscado: jogadores que possam dar mais força e altura ao sistema defensivo. E nomes capazes de entrar no time titular, ou seja, jogadores afirmados. Uma dose de experiência para o grupo também é buscada.

Henrique, do Napoli, Nilton, do Cruzeiro, e De Arrascaeta, do Defensor-URU, tiveram as contratações encaminhadas pela antiga diretoria. Mas os novos dirigentes não tocaram mais nos temas justamente pela necessidade maior.

A meta, do momento, é tentar uma vez mais Abel Braga. O técnico está em Miami e volta ao Brasil na próxima segunda-feira. Uma comitiva do Colorado pode até mesmo procurar o treinador para uma reunião pessoalmente. Fernando Carvalho, ex-presidente e apoiador de Vitório Piffero, será usado no diálogo que visa 'dobrar' o profissional.

Abel ficou chateado por não ter sido a primeira opção de Piffero. E também tem uma proposta oficial para dirigir o Al-Jazira, dos Emirados Árabes Unidos, a partir de maio.

O Colorado se reapresenta em 7 de janeiro e fará parte de sua pré-temporada na cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. A estreia na temporada será em 1º de fevereiro, contra o Lajeadense, pelo Gauchão.