Topo

Longe de casa, camaronês Joel busca em tutor auxílio 'familiar'

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

20/12/2014 06h00

Anunciado nesta semana, Joel é o terceiro camaronês a vestir a camisa do Cruzeiro. A história do jogador no Brasil começou em 2010, quando foi descoberto por Agostín, um conterrâneo do atacante que vive no país do futebol. Aos 15 anos, o jogador deixou a família em Nkongsamba e tentou a sorte no esporte. Os feitos em terras tupiniquins foram retribuídos com um contrato de cinco anos com o atual campeão brasileiro.

Agostín vive no Brasil e prestava serviços ao empresário Juan Figer. O camaronês ia frequentemente à terra natal para acompanhar jovens atletas com potencial para atuar na Europa ou na América do Sul. Ele foi o responsável por indicar o centroavante, atualmente na Toca da Raposa, ao agente Fifa.

Apesar da indicação, Joel precisou mostrar serviço para permanecer no Brasil. Ele foi o único a passar pelo crivo do representante em um teste que contou com dezenas de garotos oriundos da nação africana. O bom futebol acarretou na ida do centroavante para o Iraty, clube do Paraná que era administrado pela família Figer.

Em 2012, o jogador foi repassado ao Londrina, agremiação que conta com investimentos de Sérgio Malucelli e também de Juan Figer. Na equipe do interior do Paraná, se destacou e acabou emprestado ao Coritiba.

Ao fazer sucesso no time do Couto Pereira, Joel levou o seu ‘descobridor’, Agostín, para morar com ele na capital paranaense. O camaronês é tido como um verdadeiro pai pelo centroavante, de acordo com pessoas próximas a ele.

A vida de Agostín no Brasil sempre foi bastante complicada. Embora prestasse serviços para Juan Figer, ele nunca conviveu com o glamour do futebol. Há pouco tempo, ele tinha uma casa de computadores em São Paulo, mas, devido a dificuldades financeiras, teve que encerrar as atividades e acabou acolhido por Joel em Curitiba.

Atualmente, Agostín vive em função do atacante cruzeirense. Ele supre a ausência da família do jogador, que não via os parentes desde que chegou ao país para praticar o esporte – ele viajou a Camarões durante as férias. A presença do ‘descobridor’ do atleta não é apenas para preencher o espaço dos familiares. Ele também faz serviços do cotidiano na vida de Joel.

Na mudança para Belo Horizonte, Joel não confirmou se levará o amigo com ele. A chegada do jogador à capital mineira está prevista para o dia 6 de janeiro, véspera de sua apresentação pelo Cruzeiro. Ele virá à cidade acompanhado de Alexis Malavolta, responsável por agenciar a sua carreira.