Topo

Mercado muda postura do Grêmio e último reforço pode chegar ainda em 2014

Marcelo Oliveira foi o segundo reforço do Grêmio para 2015. E vem mais pro aí... - Junior Lago/UOL
Marcelo Oliveira foi o segundo reforço do Grêmio para 2015. E vem mais pro aí... Imagem: Junior Lago/UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

20/12/2014 06h00

O Grêmio tinha definido que não contrataria ninguém além de Douglas neste fim de ano. Porém, na sexta-feira mudou de ideia ao fechar com Marcelo Oliveira, que chega do Palmeiras e será apresentado ou neste sábado ou na segunda-feira. E os movimentos de mercado realmente alteraram o planejamento gremista. Agora, há ainda um lateral direito na mira e que pode ser anunciado até a virada do ano. 

"Se conseguirmos o negócio que estamos prospectando, pode ser (contratado) ainda neste ano. Não posso dizer que esteja encaminhado, ou avançado, mas estamos analisando uma situação", disse o presidente Romildo Bolzan Júnior ao UOL Esporte. 

O molde do alvo está definido. Trata-se de um lateral direito, jovem e que fica sem contrato ao fim deste ano. De olho em reforçar o time e sem um grande poder de investimento, o Grêmio pretende uma contratação semelhante a ocorrida com Marcelo Oliveira. 

Com o ex-palmeirense, o clube gaúcho assinará contrato de duas temporadas e compará dele mais de 50% dos direitos econômicos. Com isso, garantirá lucro em caso de uma valorização do jogador durante o período em Porto Alegre. Oliveira tem 27 anos, é originalmente volante mas também atua como lateral esquerdo ou ainda como zagueiro. 

Se fechar com o jogador pretendido para lateral direita, o Grêmio encerra o ciclo de contratações para temporada 2015 e terá o grupo completo na abertura das atividades, marcada para dia 8. O objetivo único passará a ser liberar jogadores pouco interessantes, como Fernandinho, Werley e Edinho. O trio será envolvido em negociações e não irá seguir no ano que vem. 

Outra situação que se apresenta ao futebol gremista é a avaliação da possibilidade de manter Marcelo Moreno e Barcos juntos no elenco. Para isso, uma engenharia financeira precisará ser feita. Além da liberação de Kleber, que não recebeu propostas para deixar o clube. 

Outros 17 jogadores retornam de períodos emprestados. Todos serão avaliados pela comissão técnica, que ainda promoverá uma série de jovens das categorias de base para integrar o elenco que realiza pré-temporada a partir do dia 11 de janeiro na cidade de Gramado, na serra gaúcha.