Topo

Diego Aguirre recusa Peñarol e fica perto de fechar como técnico do Inter

Aguirre jogou no Inter na década de 1980 e eliminou o clube da Libertadores de 2011 - REUTERS/Andres Stapff
Aguirre jogou no Inter na década de 1980 e eliminou o clube da Libertadores de 2011 Imagem: REUTERS/Andres Stapff

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

21/12/2014 22h55

A corrida do Internacional à procura por um técnico tem um novo personagem. Neste domingo, Diego Aguirre disse não a proposta do Peñarol e deixou o caminho aberto para uma negociação com o Colorado. Em Montevidéu, jornais garantem que a recusa do ex-atacante ao clube amarelo e preto tem ligação direta com as conversas propostas pelo time gaúcho. A alta cúpula vermelha ainda é cautelosa, mas reconhece que o cenário mudou nas últimas horas - indicando aproximação com o uruguaio.

“Houve um avanço nesta busca (por um técnico) nas últimas horas. Em um ou dois dias poderemos fazer o anúncio”, disse um integrante da nova direção do Inter ao UOL Esporte.

Aguirre tem a seu favor a ligação histórica com o Inter, onde jogou na década de 1980. Mas vai contra o discurso de Vitório Piffero, eleito presidente do clube gaúcho para o biênio 2015/2016. Logo após ganhar a eleição, o dirigente descartou a contratação de estrangeiros. A mudança de ideia é reflexo da série de negativas obtidas no Brasil.

O próprio presidente chegou a dizer que o novo treinador poderia ser anunciado apenas depois do Natal. A alteração de projeção tem ligação com o não de Diego Aguirre ao Peñarol.

Depois de ouvir não de Tite, Abel Braga, Vanderlei Luxemburgo e Mano Menezes, o Colorado passou a monitorar nomes do resto do continente. Diego Aguirre foi o mais receptivo e que melhor se encaixou no perfil, reajustado às pressas pelos dirigentes.

Aos 49 anos, Diego Aguirre esteve em Porto Alegre na semana passada. De acordo com a mídia da banda oriental, a viagem foi para buscar reforços para o Peñarol. O acerto com o aurinegro era dado como líquido e certo, mas um desajuste no formato do contrato criou o revés inesperado.

Responsável pelo vice-campeonato da América do Peñarol em 2011, quando perdeu o título para o Santos, Aguirre queria ter poderes de executivo para controlar as categorias de base e atuar fortemente nas contratações do clube. Os dirigentes não aceitaram e o negócio caiu.

O último trabalho de Diego Aguirre foi no Al Rayyan, do Qatar, onde inclusive comandou Nilmar - atacante que acertou com o Inter em agosto e é uma das apostas da diretoria para a disputa da Libertadores de 2015.