Topo

Flamengo quer zagueiro do Grêmio indicado por Luxa e tentará empréstimo

Bressan foi lançado no time principal do Grêmio em 2013, por Vanderlei Luxemburgo - Lucas Uebel/Divulgação
Bressan foi lançado no time principal do Grêmio em 2013, por Vanderlei Luxemburgo Imagem: Lucas Uebel/Divulgação

Jeremias Wernek e Vinicius Castro

Do UOL, em Porto Alegre e Rio de Janeiro

21/12/2014 06h00

O Flamengo poderá contar com mais um jogador egresso do Grêmio em 2015. Depois de fechar com Pará, o time carioca tem interesse em Bressan. O zagueiro é uma indicação de Vanderlei Luxemburgo e será assunto de conversas entre as diretorias a partir da próxima semana. O molde do negócio ainda é incerto, mas a ideia na Gávea é propor um empréstimo.

Bressan, 21 anos, estreou no profissional do Grêmio com Luxemburgo, na Libertadores de 2013. E serviria para recompor o elenco do Flamengo após a saída de Chicão, que não renovou contrato. O nome dele aparece na lista de alvos entregue pelo técnico aos dirigentes cariocas.

O negócio, contudo, tem um entrave. Mesmo sendo reserva em boa parte do ano, Bressan tem perspectiva de começar 2015 como titular. Pedro Geromel está lesionado e com futuro incerto, pelo empréstimo junto ao Colônia-ALE.

Dono de apenas 20% dos direitos econômicos de Bressan, o Grêmio tem poder de veto em toda e qualquer negociação. Foi assim em agosto, quando o Queens Park Rangers chegou a acertar salários com o zagueiro, mas não levou. O atraso no envio de um documento ao time gaúcho fez o negócio cair em cima da hora.

Bressan foi titular em 16 jogos do último Brasileirão, tem passaporte europeu e metade dos direitos ligados ao grupo de Giuliano Bertolucci e Kia Joorabchian.

A saída dele por empréstimo, molde de negócio idealizado pelo Flamengo até agora, criaria um problema para o Grêmio. Além de não render recursos, uma busca da atual diretoria em sua luta para equilibrar as finanças, resultaria em menos uma opção no elenco na arrancada da nova temporada.

A escassez de dinheiro fez o Grêmio contratar apenas dois jogadores até agora: Douglas, que estava no Vasco e ficou livre após fim de contrato com o Corinthians, e Marcelo Oliveira, egresso do Palmeiras e igualmente sem vínculo.

No Flamengo os reforços também são poucos até o momento. O clube fechou com Arthur Maia, meia do Vitória e que estava no América-RN, e Thallyson, lateral esquerdo e meia do ASA. Jonas, um dos destaques do Sampaio Correa na Série B do Brasileirão, está em vias de ser contratado. Além disto, Pará foi enviado pelo Grêmio para liquidar a dívida referente a Rodrigo Mendes, datada do início da década.