Topo

Paraguaio decide, e Corinthians vence título inédito no Brasileiro sub-20

Gustavo Viera, nascido no Paraguai, fez o gol do título do Corinthians no Campeonato Brasileiro sub-20 - Luciano Leon / Raw Images
Gustavo Viera, nascido no Paraguai, fez o gol do título do Corinthians no Campeonato Brasileiro sub-20 Imagem: Luciano Leon / Raw Images

Do UOL, em São Paulo

21/12/2014 11h50

O Corinthians é campeão brasileiro sub-20. O time alvinegro conquistou o título inédito neste domingo (21), com uma vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-PR em Porto Alegre. A taça coroou uma campanha invicta da equipe alvinegra (quatro vitórias e três empates em sete partidas), e o responsável por isso foi um paraguaio. Indicado pelo ex-zagueiro Carlos Gamarra, Gustavo Viera fez o gol que definiu a competição.

Viera, 20, foi contratado pelo Corinthians em agosto de 2014. O meio-campista chegou a atuar como profissional no Rubio Ñu (Paraguai) e assinou contrato com a equipe brasileira até 2016. A transferência foi o início de uma aproximação entre o time do Parque São Jorge e o clube paraguaio - na época, a ideia era estabelecer uma parceria para categorias de base.

No Campeonato Brasileiro sub-20, Viera recebeu do técnico Osmar Loss a camisa 10 do Corinthians. O meia foi um dos destaques da equipe alvinegra na competição e ainda anotou o gol do título no segundo tempo da decisão.

O problema para o Corinthians é que o paraguaio deve desfalcar a equipe na próxima competição sub-20. Viera foi convocado para o Sul-Americano da categoria, que será realizado em janeiro de 2015, e provavelmente desfalcará o time paulista na Copa São Paulo de juniores.

Fases do jogo: O Atlético-PR foi responsável pelos dois primeiros ataques da decisão, e o Corinthians começou a partida errando passes. Os indícios de que o time rubro-negro dominaria o começo do duelo, contudo, acabaram aí. Antes dos 10min do primeiro tempo, os paulistas já haviam assumido o controle das ações e da posse de bola.

Gradativamente, a posse de bola do Corinthians foi empurrando a marcação do Atlético-PR. Ainda na primeira metade do primeiro tempo, o time rubro-negro já trabalhava com linhas recuadas e buscava contragolpes.

Quando o Atlético-PR encaixou esses contra-ataques, como aconteceu no fim do primeiro tempo, levou perigo. Aos 38min, após Juninho ter sido derrubado em arrancada pelo meio, Crysan cobrou falta com força e exigiu difícil defesa de Caíque França.

Mais uma vez, o Atlético-PR mostrou que podia assumir o controle. E mais uma vez, o Corinthians deu fim a isso. Logo a 1min do segundo tempo, Léo Príncipe fez jogada pela direita e cruzou para trás. Gustavo Viera apareceu no meio da área e completou para as redes.

O gol mudou muito o jogo. O Atlético-PR teve de se soltar e fez alterações que indicaram isso, e o Corinthians diminuiu o ritmo da troca de passes. Aí pesou o bom rendimento da defesa alvinegra, que tomou apenas dois gols em todo o Campeonato Brasileiro sub-20.

O melhor: Gustavo Viera. Meio-campista mostrou enorme disposição para marcar (chegou a levar um cartão amarelo no primeiro tempo), errou poucos passes e ainda fez o gol do título do Corinthians.

O pior: Gustavo Tocantins. Atacante do Corinthians teve atuação apagada. Apesar de já ter passado pelo elenco profissional, pouco fez para se impor e ainda perdeu muitas bolas.

Chave do jogo: A pressão do Corinthians no início do segundo tempo. O time alvinegro marcou a saída de bola do Atlético-PR, concentrou as ações em seu campo de ataque e chegou ao gol logo a 1min da etapa final.

Para lembrar:

Um dia depois. A decisão do Campeonato Brasileiro sub-20 estava originalmente agendada para 21h do último sábado (20). No entanto, o árbitro Leandro Pedro Vuaden impediu que Atlético-PR e Corinthians duelassem porque a forte chuva em Porto Alegre deixou o gramado encharcado e adiou o confronto para este domingo (21).

Seco. O gramado do estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre, mostrou recuperação rápida. Impossibilitado de receber o jogo entre Atlético-PR e Corinthians no sábado porque estava encharcado pela chuva, o campo sintético secou rapidamente e não apresentou poças na partida de domingo.

Experiente. O Corinthians teve dois titulares que já passaram pelo elenco profissional. O lateral esquerdo Guilherme Arana e o atacante Gustavo Tocantins treinaram com o time de cima em 2014, mas só o homem de frente foi utilizado pelo técnico Mano Menezes.

Inédito. Atlético-PR e Corinthians nunca haviam chegado sequer à decisão do Campeonato Brasileiro sub-20.

Barba e cabelo. O título brasileiro foi o segundo conquistado pelo sub-20 do Corinthians em dezembro deste ano. No início do mês, o time alvinegro havia encerrado um jejum que vinha desde 1997 e conquistado o Campeonato Paulista da categoria. A equipe do Parque São Jorge fechou o Estadual com 17 vitórias, sete empates e duas derrotas.