Topo

Time prendia jogadores no porta-malas e os arrastava na neve. E foi campeão

Vinnie Jones era um dos líderes da "Crazy Gang" e virou ator em Hollywood - David Cannon/Getty Images
Vinnie Jones era um dos líderes da 'Crazy Gang' e virou ator em Hollywood Imagem: David Cannon/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

21/12/2014 06h00

A história reserva lugares para times de futebol conhecidos por brigas nos vestiários, um estilo durão em campo ou problemas de relacionamento. Mas o que o Wimbledon fez no fim da década de 1980 supera tudo isso. A famosa “gangue dos malucos” (Crazy Gang, no apelido original) intimidava os próprios companheiros e machucava adversários, mantendo qualquer forma de fair play a léguas de distância. E ainda assim eles foram campeões.

Neste ano, foi lançado um documentário sobre a Crazy Gang que será transmitido na televisão britânica. Quase 30 anos depois da conquista da Copa da Inglaterra, personagens daquele time contam histórias de como apavoravam os companheiros e deixavam a equipe no limite do cansaço psicológico.

Dois jogadores viraram ícones desse “bando”. John Fashanu, um faixa preta de karatê, e Vinnie Jones, hoje ator em Hollywood famoso por papéis de durões em filmes como X-Men, 60 Segundos e Snatch – Porcos e Diamantes.

No documentário recém-lançado, Fashanu não demonstra muito remorso, mas em certo momento admite que eles exageravam. “Às vezes fico assustado com algumas coisas que fizemos, como trancar jogadores no porta-malas do carro ou arrastá-los na neve presos ao carro. Também chegamos a proibir alguns jogadores de comer por dois dias. Eles sentavam na mesa, mas não deixávamos que comessem”, relata Fashanu.

Foi também o atacante quem protagonizou uma briga chocante no vestiário, nas palavras de outros jogadores. “Fashanu o jogou no vestiário como se fosse uma boneca de pano, nunca tinha visto nada parecido com aquilo. Bancos de madeira foram quebrados e o cara precisou tomar uns 30 pontos na perna”, relembra Vinnie Jones.

Esse era o ambiente no vestiário do Wimbledon, time que em nove temporadas saiu de uma liga amadora e chegou à elite do futebol inglês. O auge aconteceu em 1988, quando bateu o Liverpool em Wembley para conquistar a Copa da Inglaterra.

Alguns dos jogadores que sofreram tudo isso estavam no time em 1988. Autor do gol do título contra o Liverpool, Lawrie Sanchez ficou seis anos sem falar com Fashanu e o acusou publicamente de, em uma briga, ter tentado acabar com sua carreira ao usar um golpe de karatê em suas pernas.

Os adversários também sofreram com a Crazy Gang do Wimbledon. O documentário lista ao menos três agressões famosas: Fashanu fraturou a cavidade ocular de um jogador do Tottenham, enquanto Vinnie Jones encerrou a carreira do zagueiro Gary Stevens e apareceu uma foto esmagando os testículos de Paul Gascoigne. Mas tudo isso é passado. Para o bem de todo mundo.