Topo

Sem 'novela' e sem gastos. Grêmio se remonta ignorando falta de dinheiro

Marcelo Oliveira foi apresentado como segundo reforço do Grêmio para 2015 - Rodrigo Fatturi/Divulgação/Grêmio
Marcelo Oliveira foi apresentado como segundo reforço do Grêmio para 2015 Imagem: Rodrigo Fatturi/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

22/12/2014 06h00

O Grêmio não tem dinheiro para contratar. Mas já apresentou dois reforços para temporada que vem. Enquanto isso, o tradicional adversário, que repetidamente afirma ter poder de investimento, nada tem oficializado. E a curiosa situação que põe a equipe tricolor à frente no mercado é apoiada em dois pilares: agilidade para fechar negociações e criatividade de encontrar oportunidades. 

Foi exatamente assim com os dois primeiros a chegarem para 2015. Douglas ficaria sem contrato com Corinthians e Vasco. O Grêmio precisava de um armador clássico, que não teve durante este ano. E não esperou, tratou de procurar o jogador indicado por Felipão. Não levou duas semanas e já tinha fechado acordo. 
 
O clube gaúcho dosou a pouca participação do jogador em ações defensivas. Mas chegou a conclusão que se Douglas ajudar no ataque, não será necessário correr para marcar, dar carrinhos ou 'enganar o torcedor', como ele mesmo disse na apresentação. 
 
A direção gremista trata abertamente as necessidades do elenco. Depois do acerto com o camisa 10, o presidente Romildo Bolzan Júnior esclareceu que havia apenas mais dois alvos, um lateral esquerdo e um lateral direito. Não demorou para o outro chegar. 
 
Aos mesmos moldes, o Tricolor percebeu que Marcelo Oliveira ficaria sem vínculo. O jogador, no entanto, tinha possibilidade de renovar com o Palmeiras. Mas tão logo não se acertou, em menos de 48 horas o Grêmio entrou em contato, fez a oferta e levou o jogador, mostrando espantosa agilidade para conseguir o reforço. 
 
No sábado, ele foi apresentado, assinou por duas temporadas e se disse contente pela chance de atuar em Porto Alegre. Resta, agora, apenas mais um para chegar. 
 
Dada velocidade das negociações do Grêmio, é possível que o terceiro nome seja apresentado antes ainda do fim do ano. Em contato com UOL Esporte, o presidente gremista falou, na sexta-feira, que um lateral direito já foi encontrado e está 'na mira' para o ano que vem. O nome é mantido em sigilo, mas logo deve ser confirmado caso a negociação se concretize.
 
Ou seja, sem gastar um centavo sequer, o Grêmio já conseguiu corrigir duas carências do elenco e se aproxima de fechar o grupo para o início dos trabalhos, marcado para dia 8 de janeiro. Além de ter também confirmado a contratação do preparador físico Darlan Schneider, que substitui Fábio Mahseredjian, que foi para o Corinthians. 
 
Uma indicação que o poder de investimento nem sempre está ligado à rapidez ao encontrar a melhor oportunidade e torná-la real, algo que tem sido rotina no clube azul, branco e preto.