Topo

Assis diz não ter bola de cristal para definir futuro de Ronaldinho

Ronaldinho celebra gol na vitória do Querétaro contra o Chivas, no México - Reuters
Ronaldinho celebra gol na vitória do Querétaro contra o Chivas, no México Imagem: Reuters

Luis Augusto Simon

Do UOL, em São Paulo

22/12/2014 15h51

Os números mostram que a boa vontade de Juan Beltrán, presidente o Querétaro, com Ronaldinho, tem mais a ver com a economia do que com o futebol. O craque, que havia recebido permissão do treinador Ignacio Ambriz para se apresentar depois dos colegas – que já treinam desde 7 de dezembro – não cumpriu o acordo de estar no México na semana passada. Mesmo assim, Beltrán disse que tomará uma decisão apenas no final de semana.

Em nove jogos com Ronaldinho, o Querétaro conseguiu três vitórias, teve um empate e sofreu cinco derrotas. Estava em oitavo lugar e terminou em 12º, com aproveitamento caindo de 45,8% para 37%. O time foi eliminado da Copa México e do Campeonato Mexicano. Ronaldinho marcou três gols e deu duas assistências.
 
Fora do campo, porém, os números são espetaculares. A agência de notícias MXSSPORTS diz que o clube ganhou 6,5 milhões de euros com a venda de camisas e de ingressos. A média de público, quando mandante, passou de 22,5 mil para 30 mil pagantes. A camisa 49, do craque, custa 25% a mais que as outras.
 
"Ronaldinho colocou o Querétaro de novo no mapa do futebol. O clube ganhou atenção de todos e pressão de sua torcida para se tornar protagonista na Liga. Sua chegada foi uma bomba e ainda que o furor tenha baixado, tudo que faz continua sendo notícia. Sua melhor fase já passou, mas ele continua aportando técnica ao futebol do México. Em 2015, o Queretaro vai faturar muito mais com ele", diz Carlos Ponce de Leon, diretor de redação do jornal Record, da Cidade do México.
 
Para Marcelo Assaf, da revista Futbol Total, Ronaldinho foi um sucesso. "Os estádios lotam quando ele joga e sempre se reclamou da falta de grandes craques no futebol mexicano. Ele esta aí para isso".
 
Para ter Ronaldinho, o Querétaro aceitou muitas exigências do jogador. Contratou quatro empregados e construiu um campo de futebol de areia em sua casa.
 
Para Assis, irmão e agente de Ronaldinho, a transação foi um sucesso. "Ele tem um valor de marca muito grande. Agregou muita coisa ao Querétaro e até para a Liga Mexicana. Há estudos que demonstram isso. Quanto à parte futebolística, foram apenas dois meses, o que torna difícil uma avaliação".
 
Ele ve o irmão muito feliz. "Todos conhecem o calor humano que os mexicanos têm com o Brasil e com o nosso futebol. Com Ronaldinho está sendo assim. Ele é aplaudido em todos os jogos, lota estádios e está vivendo na mais segura cidade mexicana". 
 
Não tem queixas de nada? Ele cumprirá o contrato até o final, em 2016? "Aí, é preciso ter bola de cristal para saber. Se eu soubesse o futuro, ganharia na loteria", respondeu Assis, um dia antes de o presidente do Querétaro fazer a branda ameaça a Ronaldinho. Depois, não foi possível mais falar com ele".