Topo

Blatter pode desistir de concorrer a quinto mandato consecutivo na Fifa

Blatter estaria em dúvida sobre a disputa de mais uma eleição para presidente da Fifa -
Blatter estaria em dúvida sobre a disputa de mais uma eleição para presidente da Fifa

Do UOL, em São Paulo

22/12/2014 21h41

Mesmo garantindo que seria candidato ao quinto mandato consecutivo como presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter poderá deixar a disputa, segundo reportagem da BBC Sport. 

Ele teria dito a alguns responsáveis por várias confederações de futebol que está "cansado", principalmente por conta das últimas polêmicas que envolveram o seu nome e a Fifa.
 
As conversas teriam começado em 2013 mas ganharam força por conta da recente renúncia de Michael Garcia, do comitê de ética da Fifa, em protesto à forma em que se escolheu a Rússia e o Qatar como sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022.
 
Uma fonte ouvida pela BBC diz que o dirigente está cansado das polêmicas, principalmente aquelas que envolvem as duas próximas Copas do Mundo. As candidaturas precisam ser oficializadas até o próximo dia 29 de janeiro e a escolha do novo presidente se dará em maio.
 
Entre os críticos da candidatura de Blatter está Michel Platini, presidente da UEFA, que recentemente defendeu que ele não se deveria recandidatar.
 
Blatter não deve anunciar a sua decisão antes do final de janeiro e se recusou a comentar, na semana passada, quando questionado se ele pretendia concorrer.
 
Ainda assim, publicamente o presidente da Fifa diz que provavelmente se verá o nome dele entre os candidatos.
 
"Provavelmente você vai ver o meu nome lá, porque eu fui convidado por um grande número de associações nacionais a concorrer. Deixe-me passar o Natal, ou vamos dizer, as festas do final do ano, e, em seguida, poderão me dar a oportunidade de dizer : "Sim, eu vou concorrer".