Topo

Estádio que recebeu o Brasil na Copa de 94 está abandonado e em ruínas

Do UOL, em São Paulo

22/12/2014 12h14

Foi um gol de Romário, em um de seus tradicionais chutes de bico, que  salvou o Brasil de uma derrota contra a Suécia pela primeira fase da Copa do Mundo de 1994. A partida terminou empatada por 1 a 1, e foi acompanhada por 77 mil pessoas no Pontiac Silverdome, em Michigan, então um dos estádios mais modernos do mundo.

Primeira arena coberta a receber jogos em uma Copa, o Silverdome também recebeu craques como o romeno Georghe Hagi e o suíço Stephan Chapuisat naquele Mundial. Hoje, pouco mais de vinte anos depois, o estádio está em ruínas, completamente abandonado. O mofo cobre suas paredes, há musgo crescendo nos carpetes e até pequenas plantas no gramado artificial.

O estádio de Michigan não foi construído nem para a Copa, nem para o futebol. Era, na verdade, a casa do Detroit Lions, da NFL. Entre 1975 e 2001, a equipe de futebol americano mandou seus jogos ali; quando se mudou para o Ford Field, em Detroit, deu início à decadência de sua antiga casa.

Sem os jogos da NFL, o Silverdome começou a se deteriorar: os eventos caíram drasticamente, e o estádio foi palco de encontros de Testemunhas de Jeová e eventos de monster truck. O Pittsburgh Steelers, outro time da NFL, realizou alguns treinos no local.

Em 2009, um investidor canadense comprou o estádio, decidido a apostar na Major League Soccer. O novo proprietário chegou a realizar no local um amistoso entre Milan (ITA) e Panathinaikos (GRE), além de lutas de boxe. Os lucros, porém, não vieram: neste ano, os itens do estádio, como cadeiras, e partes do gramado, começaram a ser leiloados.

O abandono é um triste fim para o Silverdome, que viveu momentos históricos. Além da Copa de 94, o estádio recebeu o All Star Game da NBA em 1979 e o Super Bowl em 1982 . Fora do esporte, foi palco de shows de The Who, Elvis Presley, Led Zepellin e Madonna.