Topo

Inter repete aposta 5 anos depois e desafia 'maldição' dos gringos

Diego Aguirre vai encarar histórico de insucesso de estrangeiros no Internacional - Jeremias Wernek/UOL Esporte
Diego Aguirre vai encarar histórico de insucesso de estrangeiros no Internacional Imagem: Jeremias Wernek/UOL Esporte

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

22/12/2014 06h00

Cinco anos depois, o Internacional está em vias de ter outro técnico estrangeiro. Diego Aguirre disse não ao Peñarol e ficou perto de um acordo com o Colorado, que pode oficializar o negócio antes mesmo do Natal. O acerto com o ex-atacante é uma mudança radical no plano original para 2015. E mais: obriga o uruguaio a enfrentar um histórico de insucesso dos gringos no comando do time gaúcho. O último deles foi Jorge Fossati, demitido cinco meses depois de ser contratado.

Uruguaio como Aguirre, Fossati chegou até a semifinal da Libertadores de 2010, mas o futebol apresentado não convenceu. Os dirigentes abriram mão do técnico por aquilo que foi chamado à época de choque de culturas. Treinos tardios, preparação física sem compreensão total dos jogadores e estilo de jogo para lá de burocrático.

Desta vez, o novo treinador gringo do Inter chega em outra situação. Se em dezembro de 2009 Jorge Fossati foi a primeira opção, Diego Aguirre é plano emergencial. Alternativa encontrada após negativas seguidas de nomes brasileiros aos dirigentes do Colorado. E dos estrangeiros sondados, entre eles Jorge Sampaoli e Alejandro Sabella, foi o mais receptivo.

A comparação entre os dois também tem histórico recente diferente. Diego Aguirre passou dois anos trabalhando no Qatar, no Al Gharafa e Al Rayyan. Fossati desembarcou em Porto Alegre referendado pelo ótimo trabalho na LDU, campeão da Recopa Sul-Americana.

Antes de Jorge Fossati, o Colorado teve Elias Figueroa e Pedro Rocha como técnicos. As passagens foram curtas e apagadas, em 1996. Ao todo, são 11 treinadores estrangeiros e apenas quatro títulos conquistados. As taças levantadas foram do Gauchão e com os argentinos Alfredo González, em 1950, e Carlos Volante em 1947 e 1948. Ricardo Diez também venceu o estadual, em 1942.

O provável novo técnico do Inter sai após respostas negativas de Tite, Abel Braga, Mano Menezes e Vanderlei Luxemburgo. O prazo inicial, que previa até mesmo um acerto para somente depois do Natal, mudou com o desacerto de Aguirre e o Peñarol. No final do domingo, o antigo atacante encerrou as tratativas com seu clube de origem.

"Houve um avanço nesta busca (por um técnico) nas últimas horas. Em um ou dois dias poderemos fazer o anúncio", disse um integrante da nova direção do Inter ao UOL Esporte, indicando aproximação com Aguirre.

Diego Aguirre, 49 anos, foi jogador do Internacional no final da década de 1980. Em 2011, voltou ao Beira-Rio como técnico do Peñarol e conseguiu eliminar o Colorado, então dirigido por Paulo Roberto Falcão, nas oitavas de final da Libertadores