Topo

Tite já monitora destaques corintianos que ganharam Brasileiro sub-20

Garotos do Corinthians celebram título do Brasileiro sub-20 conquistado sobre Atlético-PR - Wesley Santos/Corinthians
Garotos do Corinthians celebram título do Brasileiro sub-20 conquistado sobre Atlético-PR Imagem: Wesley Santos/Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

22/12/2014 06h00

Dois dias depois de Tite ser apresentado pelo Corinthians, o auxiliar técnico Cléber Xavier chegou a Porto Alegre. Por lá, acompanhou a semifinal e a final do Campeonato Brasileiro sub-20, vencido pelo clube na manhã do último domingo, em final contra o Atlético-PR. Homem de extrema confiança do treinador, ele iniciou monitoramento sobre as divisões de base corintianas.

De Marcelo Rospide, superintendente técnico da base e amigo pessoal de longa data, Cléber ouviu sugestões sobre três jogadores que podem compor os planos do Corinthians para 2015. Em comum entre o zagueiro Rodrigo San, o volante Marciel e o meia Gustavo Vieira, destaques do Brasileiro sub-20, está o fato de que chegaram ao clube recentemente. São muito mais "forasteiros" que criados no próprio Parque São Jorge. 

Nascidos em 1995, eles foram contratados para reforçar o time de juniores que havia sido vice-campeão da Copa São Paulo em janeiro. A autocrítica dos dirigentes da base é de que o processo de formação do Corinthians precisa evoluir, sobretudo no sub-13 e sub-15. Por isso, hoje, boa parte da equipe sub-20 é formada por garotos com esse perfil, contratados já próximos de atingir a idade profissional.

Eleito o melhor jogador da competição e autor do gol do título, o paraguaio Gustavo Vieira foi contratado em agosto e chamou a atenção pela boa técnica. Seja como meia ou segundo volante, o ex-jogador do Rúbio Ñu é aquele que mereceu as melhores recomendações de Rospide a Cléber Xavier. Na chegada ao Corinthians, ele teve o aval de Gamarra, investidor na equipe paraguaia. Agora, jogará o Sul-Americano sub-20 por seu país em janeiro e não estará na Copa São Paulo.

Quem também se destaca desde que chegou ao Corinthians, em abril, é o volante Marciel. Também campeão do Paulista sub-20 no mês passado, ele foi indicado pelo ex-volante Emerson, dono do clube formador Fragata-RS. Bom marcador e passador, ele tem passagem pelas divisões de base da Roma-ITA, da qual saiu por questões relativas ao passaporte.

Já o zagueiro Léo San, rápido e técnico, defendia a equipe profissional do Marília e disputou a última Série A-2 antes de ser contratado em maio. Ele foi eleito pelos dirigentes corintianos como um dos principais nomes desta temporada. 

Único destaque genuinamente corintiano, o atacante Matheus Cassini, 18 anos, deve permanecer mais uma temporada na base por ser mais jovem que os demais. Ele chegou ao clube com 12 anos e, em 2013, dividiu o ataque com Malcom no título do Paulista sub-17. 

De acordo com Rospide, o novo regulamento do Campeonato Paulista dificulta a afirmação de tantos jovens em 2015. A Federação Paulista de Futebol exige que 28 jogadores sejam inscritos, o que vai tirar espaço de alguns garotos. 

No Brasileiro sub-20, vale lembrar, dois jogadores que já compõem o grupo profissional foram campeões. Guilherme Arana, lateral esquerdo, e Pedro Henrique, zagueiro. A princípio, eles estarão disponíveis para Tite depois da Copa São Paulo.