Topo

Dunga diz que escolheu Neymar como capitão para desviar foco dos atletas

Do UOL, em São Paulo

23/12/2014 00h33

O técnico Dunga, da seleção brasileira, revelou que escolheu Neymar para ser capitão da sua equipe pelo fato do atacante do Barcelona aguentar a pressão. Segundo o treinador, a escolha serviu para tirar o foco do restante do time.

“Neymar é novo, referência do futebol brasileiro e mundial. Por todos os problemas que o Brasil teve em 2014, por questão de liderança, (escolher Neymar) tirou foco dos demais e colocou no Neymar, porque ele sabe lidar bem com pressão e cobrança. Ele não se intimida, não muda, ele colocar a faixa, o incorporou mais, se sentiu mais responsável. Antes, driblava e fazia boas jogadas, agora, se sentiu mais responsável pelo grupo. Ele trabalha bem e está crescendo”, disse Dunga em entrevista ao SporTV.

Apesar de ressaltar a importância de Neymar estar com a braçadeira, Dunga ressaltou que o atacante não tem feito o papel de líder sozinho no grupo. “Outras lideranças estão ajudando e ele ouve bem”, complementou.

O treinador ainda falou sobre a opção de deixar Thiago Silva sem a braçadeira e não dar satisfação para o zagueiro. Segundo o técnico, se ele fizesse isso, teria de falar o motivo para que Fred e outros não foram convocados depois do Mundial.

“Quando cheguei na seleção brasileira, conversei com presidente sobre trabalhar do zero, com minhas escolhas. Cheguei, o Thiago estava machucado, não estava jogando e coloquei o Neymar. Em cada empresa, quando chega um diretor, ele exerce as funções, não vai explicar porque trocou. Se tiver de explicar, teria por respeito a todos que não foram convocados, de explicar. Teria que ter chamado Fred e uma série de jogadores e ter explicado porque não estava chamando. Certa coisas não precisa explicação, fatos dizem tudo”, finalizou.