Topo

Honestidade e educação evitaram punição pesada a Balotelli após polêmica

Do UOL, em São Paulo

23/12/2014 17h41

Na última semana, o atacante Mario Balotelli, do Liverpool, foi punido com uma partida de suspensão no Campeonato Inglês por postar, em seu perfil no Instagram, imagem com conotação racista e antissemita, além de receber multa de 25 mil libras (R$ 104 mil). A pena foi extremamente branda para um jogador que não se cansa de acumular polêmicas. O motivo disso é a postura honesta e educada que o atleta assumiu diante do episódio.

Balotelli postou uma foto do personagem de vídeo-game Super Mario com a legenda: “não seja racista. Seja como Mario: ele é um encanador italiano criado por japoneses que fala inglês e parece mexicano. E ele pula como um negro e pega moedas como um judeu”. Menos de dez minutos depois, deletou a postagem, tempo suficiente para causar enorme polêmica. Pelo Twitter e Facebook, fez pedidos de desculpas públicos.

À comissão da Federação Inglesa (FA, na sigla em inglês), Balotelli ressaltou que foi alvo de racismo em diversas oportunidades, citou a origem ganesa e afirmou que a avó materna era judia e escapou da perseguição nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Além disso, se disse chocado com a repercussão já que, por pura ingenuidade, não havia entendido o que a mensagem poderia gerar. Ele ainda comparou outros casos semelhantes que não renderam punição. E isso convenceu os auditores.

“Nós não fomos influenciados pela alegação da comparação de outros casos, mas acreditamos que as outras partes do depoimento do Sr. Balotelli foram sinceras e completamente honestas. Nós também levamos em consideração sua imediata retirada da imagem, sua cooperação com a FA e seus pedidos de desculpas pelas redes sociais”, apontou Roger Burden, vice-presidente da FA e responsável pela comissão que julgou o atacante do Liverpool.

Balotelli cumpriu a suspensão no empate por 2 a 2 do Liverpool com o Arsenal, no domingo. Se ele conseguir se recuperar de um problema na virilha, poderá reforçar a equipe na sexta, quando o time encara o Burnley fora de casa.