Topo

Romário mostra força e indica ex-vice do Fla para sec. de esporte do Rio

Leonardo André e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/12/2014 06h00

Romário está cada vez mais forte no cenário político, especialmente no Rio de Janeiro. Mais especificamente quando o assunto é esporte e os eventos que se aproximam na cidade. Eleito senador com 4,6 milhões de votos, o ex-jogador se tornou protagonista nas articulações partidárias da capital fluminense e vem fazendo indicações importantes.

A última foi na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL). Ex-vice presidente de futebol do Flamengo – em 2006 e 2009 – e amigo particular do “Baixinho”, o cartola Marcos Braz pode assumir como secretário de uma das principais pastas da prefeitura de Eduardo Paes (PMDB).

A indicação foi feita diretamente por Romário (PSB) ao prefeito do Rio de Janeiro em reuniões realizadas nas últimas semanas. Certo de que o ex-jogador será peça importante na disputa pelo comando municipal em 2016, Paes não apresentou maiores restrições. O acordo entre os partidos deve ser oficializado nos próximos dias.

Pessoas ligadas a Romário e à prefeitura do Rio confirmaram à reportagem o bom andamento das negociações para o cargo. Outros partidos aliados ao PMDB de Eduardo Paes também tentam indicar nomes de menor expressão, mas a influência cada vez maior do senador eleito no cenário político do Rio de Janeiro deve fazer a diferença.

Mesmo com toda sua história ligada ao futebol, Marcos Braz não chega a ser um novato na política municipal. Filiado ao partido de Romário – PSB –, ele foi candidato a vereador em 2012, mas acabou derrotado.

Braz substituirá Octávio Espírito Santo no comando da SMEL. Com o amigo à frente da estratégica secretaria, Romário deve ter participação fundamental nas questões relativas aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Apesar da “parceria” com o atual prefeito do Rio de Janeiro no momento, Romário ainda não decidiu seu posicionamento para a eleição municipal de 2016. O senador eleito escolherá entre vir como candidato ou apoiar alguma coligação. Fato é que participará diretamente do pleito e do futuro do município, como vem fazendo cada vez mais.

Marcos Braz e Romário - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Marcos Braz (e) foi indicado por Romário (d) para comandar a SMEL do Rio
Imagem: Reprodução/Twitter