Topo

Ele seria 'marcador do Messi', mas volta ao Grêmio sem garantia de ficar

Adriano deve ter novo empréstimo e não permanecer no Grêmio em 2015 - Marinho Saldanha/UOL Esporte
Adriano deve ter novo empréstimo e não permanecer no Grêmio em 2015 Imagem: Marinho Saldanha/UOL Esporte

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

24/12/2014 17h05

Às vésperas do Mundial de Clubes de 2011, o Santos perdeu um jogador fundamental no esquema adotado pelo técnico Muricy Ramalho. Adriano rompeu os ligamentos do tornozelo direito. Ele seria o responsável por marcar Lionel Messi na final daquele torneio, que acabou se confirmando e com vitória do Barcelona por 4 a 0. Três anos depois, o volante hoje está no Grêmio, retorna de empréstimo do Vitória e não tem garantia alguma de permanecer. 

A todos os atletas que retornam de empréstimo o Grêmio passou a mesma coisa. Segundo o clube, eles serão avaliados pela comissão técnica e a permanência depende do aval do técnico Luiz Felipe Scolari. 
 
No entanto, Adriano não está entre os mais cotados para ficar. As funções defensivas do meio já contam com opções claras. Walace, Ramiro, Fellipe Bastos, Riveros, Matheus Biteco e os jovens Araújo, Balbino e Moisés devem formar o elenco. Há muitas alternativas. 
 
Mesmo que tenha ido bem no Vitória, conquistado a titularidade no rubro-negro baiano e volte em condições de jogar, Adriano tende a ter novo destino para empréstimo. Quem pode ficar após o período distante do Grêmio são os atacantes Paulinho e Marcelo Moreno e o meia Maxi Rodríguez. 
 
Indicado por Vanderlei Luxemburgo, ele chegou ao clube gaúcho em 2013 e assinou vínculo até 2016. Não está descartada uma venda, mas o caminho mais provável é uma nova investida em empréstimo apenas pelo pagamento dos salários, considerados altos para um suplente.
 
Os jogadores do Grêmio se reapresentam no dia 8 de janeiro. A pré-temporada começa no dia 11 e será realizada no município de Gramado, na serra gaúcha.