Topo

Com dupla de saída, defesa agora é motivo de preocupação no Santos

Uvini falhou em jogos cruciais e está de saída do Santos - Ernesto Rodrigues/Folhapress
Uvini falhou em jogos cruciais e está de saída do Santos Imagem: Ernesto Rodrigues/Folhapress

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

25/12/2014 06h00

O Santos já abriu mão da renovação de Bruno Uvini, não deve manter Neto e tem outros dois zagueiros com o contrato a vencer em dezembro de 2015. Para o planejamento a longo prazo, essa é uma posição que inspira cuidados para a nova diretoria do clube. 

O caso de Uvini é o único já definido. Contratado por empréstimo ao Napoli-ITA, ele teve problemas físicos e comprometeu em pelo menos dois jogos importantes - diante do Corinthians, no Campeonato Brasileiro, e do Cruzeiro, em gol crucial na eliminação da Copa do Brasil. O agente de Bruno, Nick Arcuri, já negocia um novo destino para ele com os dirigentes italianos. 

Destaque em alguns momentos, mas marcado pelo pênalti perdido na final do Paulista contra o Ituano, Neto também não deve ficar. A nova direção santista, empossada na terça-feira, ainda não se pronunciou publicamente a respeito de reforços, mas o próprio jogador disse há um mês que sairia. O vínculo entre as partes se encerra no próximo dia 31. 

"Depois que perdemos (do Ituano), descartaram eu ficar. Tive lesão, fui um pouco encostado, mas pude voltar. Certamente devo sair. A não ser que a vontade de Deus seja outra. Saio do jeito que entrei. Nunca tive faltas, nunca fui expulso, nunca fiz pênalti, a não ser do Paulista, que sobrou para mim (ter perdido). Sempre honrei a camisa. Se for para sair, sairei de cabeça erguida", afirmou Neto há um mês.

Quem também inspira cuidados é Edu Dracena, desejo público de Muricy Ramalho para o São Paulo em 2015. A diretoria do clube, até o momento, declarou que não tinha interesse em Dracena, mas ainda não encontrou um reforço para a posição. O capitão santista tem contrato a vencer dentro de um ano, mesmo caso de David Braz. 

Principal aposta do Santos para a posição, Gustavo Henrique é motivo de esperança para a temporada que vem. O zagueiro surgiu muito bem em 2013 e nos primeiros meses desse ano, mas teve grave lesão de joelho e ainda não retornou. Na Vila Belmiro, acredita-se que ele tem potencial para atuar nos Jogos Olímpicos de 2016. É o mais promissor entre os defensores jovens do clube, como Paulo Ricardo, Naílson e Jubal. 

Dentro desse contexto, o nome de um reforço para a zaga foi citado nesta semana. Jackson, que pertence ao Internacional e defendeu o Goiás em 2014, surgiu como possível novidade para o ano que vem.