Topo

Irmão de Guardiola é poderoso e lucra alto no futebol, mas pouco aparece

Os irmãos Pep (esq) e Pere Guardiola (dir) se ajudam no futebol - Reprodução/Twitter
Os irmãos Pep (esq) e Pere Guardiola (dir) se ajudam no futebol Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

25/12/2014 06h00

Ele aparece pouco. Não ostenta nem busca o reconhecimento como outros de sua área, mas Pere Guardiola é considerado um dos empresários mais influentes do futebol mundial no momento. E o sobrenome não é coincidência: Pere é irmão de Pep, o mais famoso da família e hoje à frente do Bayern de Munique.

Pere Guardiola trabalha com alguns jogadores conhecidos, mas seu principal cliente é Luis Suárez. Sua participação foi fundamental para a milionária transferência do uruguaio para o Barcelona. Diretores do Liverpool já mostraram mágoa com Pere, e boa parte porque o espanhol costurou toda a transação para o time azul-grená.

O Barcelona tem ótima relação com Pere desde os tempos em que Pep Guardiola era do clube. E depois do escândalo criado com a compra de Neymar, a diretoria catalã contou com a confiança em Pere para evitar boatos sobre comissões e mais detalhes do pagamento de mais de R$ 240 milhões.

Durante a fase de especulações na mídia europeia devido à mordida de Suárez na Copa do Mundo, Barcelona e o staff de Suárez adotaram uma postura discreta, sem grande exposição na mídia. Dias depois, o acordo estava selado.

Mas a relação próxima com o irmão também já gerou questionamentos sobre Pere. Um deles foi quando o Bayern de Munique contratou Thiago Alcântara por cerca de R$ 70 milhões, em negócio que contou com a participação de Pere. O meia começou bem no time alemão, mas passou a sofrer com uma sequência de lesões.

Segundo o The Guardian, Pere também é muito presente nos negócios envolvendo a base do Barcelona, na compra ou venda de garotos. Mas ele intermedeia transações mesmo quando o time espanhol não está diretamente ligado, como aconteceu na ida de Brahim Abdelkader Diaz, de 14 anos e apelidado de “novo Messi”, para o Manchester City.

Na Espanha, o Mundo Deportivo publicou que Pep Guardiola sempre quis Luis Suárez no Barcelona, mas evitou o negócio justamente para não gerar desgaste devido à presença de Pere como agente do uruguaio. Agora, contudo, o técnico do Bayern conta com a ajuda do irmão e seus contatos no futebol para tentar facilitar a contratação de Raheem Sterling, do Liverpool. De futebol a família Guardiola entende. E ganha muito com isso.