Topo

Estremecido com direção corintiana, Ralf tem adeus cada dia mais provável

Ralf foi capitão de Mano Menezes e terminou 2014 com boas atuações - Ernesto Rodrigues/Folhapress
Ralf foi capitão de Mano Menezes e terminou 2014 com boas atuações Imagem: Ernesto Rodrigues/Folhapress

Dassler Marques*

Do UOL, em São Paulo

26/12/2014 06h00

Em conversas frequentes com um intermediário que atua no futebol chinês, o estafe de Ralf trabalha com a informação de que uma proposta irrecusável chegará da China para o Corinthians em janeiro. As partes envolvidas dão como muito provável a transferência do jogador, campeão mundial em 2012.

A saída de Ralf tem relação direta com a dívida que o clube possui com ele e seus representantes. A parte maior diz respeito à compra de direitos econômicos que o Corinthians fez dos agentes há dois anos. Além disso, o jogador tem premiações, luvas e direitos de imagem a receber. Juntas, as duas dívidas beiram R$ 4 milhões.

Apontado como exemplo de dedicação ao clube, Ralf também está magoado pela forma como foi tratado nos últimos meses. O volante julga que sua situação não foi vista como prioritária ou mesmo secundária, já que algumas dessas dívidas têm mais de dois anos de duração. Além disso, o estafe dele foi avisado que não terá como receber esse dinheiro em breve.

Ao longo de 2014, quase todos os jogadores mais antigos tiveram seus vínculos reajustados. São os casos dos goleiros Cássio e Walter, do lateral Fábio Santos, do zagueiro Gil e do meia Danilo, mas não o de Ralf. A direção corintiana até cogitou uma renovação que diluísse as dívidas em parcelas mensais, mas não avançou. Hoje, embora tenha desejo de cumprir seu vínculo até dezembro de 2015, o volante está muito aberto para uma transferência definida por seus agentes como irrecusável. 

Para o Corinthians, o negócio chegaria no momento ideal. Os representantes de Ralf escondem valores, mas falam em quantias bastante elevadas. Além de pagar as dívidas, o volante renderia recursos ao clube, dono de 100% de seus direitos econômicos. Na previsão orçamentária para 2015, vale lembrar, a direção estima arrecadar R$ 38 milhões em transferências.

Além disso, pessoas próximas a Tite têm dúvidas sobre como Ralf estaria cotado no planejamento do treinador para o próximo ano. Por um lado, há relação de confiança mútua e admiração entre ambos. Por outro, o comandante tem ideias sólidas de buscar um futebol ofensivo em 2015, sobretudo com um meio-campo mais leve. Nesse projeto, o volante Cristian, já contratado, é o jogador mais adequado. 

* Colaborou Guilherme Costa, em São Paulo