Topo

Corinthians faz terceira tentativa para contratar irmão gêmeo de paraguaio

Ventilado no Atlético de Madrid-ESP, Óscar não deve ir à Europa - Andres Stapff /Reuters
Ventilado no Atlético de Madrid-ESP, Óscar não deve ir à Europa Imagem: Andres Stapff /Reuters

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

27/12/2014 06h00

A provável última cartada do Corinthians por Óscar Romero deve ser dada na próxima segunda-feira. Intermediário do negócio, o empresário Régis Chedid Marques aguarda a direção corintiana formalizar uma proposta para ser entregue ao Cerro Porteño-PAR.

Pode parecer simples, mas não é. Essa é a terceira tentativa de um negócio que levaria Óscar Romero ao encontro do irmão Ángel Romero, contratado pelo Corinthians no meio desse ano. O desacerto entre o clube brasileiro e os investidores, além da própria falta de convicção da diretoria corintiana, fizeram com que as tratativas não caminhassem.

Quando contratou Ángel, o diretor Ronaldo Ximenes chegou a dizer que Óscar Romero já era jogador do clube para o ano seguinte. Os dois clubes assinaram um termo de acordo que seria exercido pelo Banco BMG, investidor da transferência. Mas, inseguro, o banco recuou e o prazo venceu. A Traffic chegou a ser sondada, mas não quis entrar no negócio.

Já após o Brasileiro, o gerente de futebol Edu Gaspar desenhou um acordo com o Banco BMG, mas o presidente Mário Gobbi reprovou. Os investidores exigiam que o Corinthians pagasse US$ 3 milhões (cerca de R$ 8 milhões) caso Óscar Romero não fosse revendido dentro de um determinado período. A nova legislação da Fifa, que vai vigorar em 2015 e regula a atuação de terceiros no mercado, também dificulta a operação.

De volta de Assunção, onde se encontrou com o agente de Óscar, Regis Marques disse que a decisão agora está nas mãos da direção corintiana. "Existe uma conversa e ele quer vir. O Corinthians fala direto com ele. O Lanús-ARG e o Atlético-PR fizeram propostas, mas ele quer jogar no Corinthians. Também teve um problema com a subida do dólar", disse Régis Marques ao UOL Esporte.

Enquanto espera uma proposta oficial do Corinthians há meses, o Cerro Porteño aguarda com ansiedade. A um amigo brasileiro, o presidente Juan José Zapag declarou que todos os termos já tinham sido aceitos e que a direção corintiana havia sinalizado a intenção de comprar Óscar Romero. O clube paraguaio dificilmente irá manter o jogador para 2015.

Se Ángel é atacante de força e velocidade, Óscar, 22 anos, atua em função diferente. Ele é meia-atacante bastante dinâmico e se destaca pela finalização de pé esquerdo. Juntos, eles foram os principais nomes do Cerro Porteño no título paraguaio em 2013.