Topo

"Voltar ao Brasil seria um retrocesso na minha carreira", diz Lucas

Lucas lamenta oportunidade desperdiçada pelo PSG - LLUIS GENE / AFP
Lucas lamenta oportunidade desperdiçada pelo PSG Imagem: LLUIS GENE / AFP

Do UOL, em São Paulo

28/12/2014 12h36

Adaptado ao Paris Saint-German, o meio-campista Lucas disse que um hipotético retorno ao futebol brasileiro seria um “um retrocesso” em sua carreira. A declaração foi dada ao programa “Esporte Espetacular”, da TV Globo, em um contexto no qual o jogador criticava o modo de jogar no Brasil.

“Hoje eu posso dizer que sou um jogador mais completo, tenho a parte tática, sei marcar”, disse Lucas, que foi vendido pelo São Paulo por 43 milhões de euros. “A gente tem que rever o conceito [sobre o futebol brasileiro], ter a humildade de falar que eles [os europeus] estão na nossa frente, que jogam um futebol bonito, coletivo.”

De férias no Brasil, ele foi questionado sobre uma possível volta ao país e criticou o estilo de jogo praticado no aqui.

“Se eu voltasse pro Brasil hoje teria um retrocesso na minha carreira. Eu me daria bem aqui porque o futebol é muito mais lento, e lá é muito mais dinâmico, então eu me daria bem”, afirmou.

Depois de uma primeira temporada irregular na Europa, Lucas conseguiu se adaptar e vem fazendo um ano bom em Paris. Sobre seu primeiro ano, o meia disse que as dificuldades aconteceram principalmente por causa do frio.

“Quem joga sabe que os dedos do pé congela tudo, tem que passar uma pomada, dar um jeito, mas não melhora muito.”