Topo

Zé Roberto nega mágoa e diz que deixou legado de profissionalismo ao Grêmio

Zé Roberto trocou o Grêmio pelo Palmeiras mas saiu "pela porta da frente" - Palmeiras/Divulgação
Zé Roberto trocou o Grêmio pelo Palmeiras mas saiu 'pela porta da frente' Imagem: Palmeiras/Divulgação

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

28/12/2014 06h00

Zé Roberto não renovou seu contrato com o Grêmio. Mas se engana quem pensa que a saída do jogador de 40 anos foi traumática. Tanto a direção do Tricolor quanto o atleta, que recentemente assinou com o Palmeiras, garantem que a relação sempre foi boa. Neste sábado (27) ele disse que deixou um legado de profissionalismo clube.

"Não fiquei chateado. Saí do Grêmio sempre agradecendo muito ao presidente Koff (Fábio) e ao presidente Odone (Paulo), que foi quem me contratou no primeiro ano. Aos treinadores que trabalhei junto, meus companheiros, sou muito feliz de ter vestido esta camisa, sou muito grato ao clube. Infelizmente não deu para continuar, mas temos que entender o momento do clube e que nossa vida profissional sempre tem um tempo, e o meu  tempo aqui passou. Infelizmente não consegui meu maior objetivo que era dar um título aos torcedores. Mas se não veio título, deixei um legado porque acho que meu exemplo servirá a muitos jovens que quanto cheguei se espelharam em mim. Saio feliz, pela porta da frente, a mesma que entrei", disse Zé Roberto após participar do amistoso promovido por D'Alessandro, no Beira-Rio. 
 
O rendimento esconde a idade do atleta. Com 40 anos, Zé, mesmo após o encerramento da temporada, foi um dos que mais correu em campo. Fez o gol mais bonito da tarde. Na área, ameaçou um chute, deu um lençol na marcação e bateu forte vencendo o goleiro Pato Abbondanzieri. 
 
"Costumo dizer que sempre cuidei muito da minha carreira. Hoje estou colhendo os frutos que plantei. Não tenho como projetar o fim da carreira, porque estou vivendo a melhor fase após os 30 anos. Voltei para jogar no Santos aos 33 e fui eleito melhor jogador em atividade no Brasil, fui convocado para seleção, voltei a jogar na Europa com 33 para 35 no Bayern de Munique. Em seguida fui para o Leverkusen por 2 anos. Com 38 vim para o Grêmio, ganhei a Bola de Prata (prêmio da revista Placar) como meio-campista, e neste ano ganhei o premio como lateral. Vivo um dos melhores momentos da minha carreira. É difícil projetar a aposentadoria. Quero aproveitar enquanto der, respeitando meu corpo. Ele indica que tenho muita lenha para queimar e quero queimar esta lenha", garantiu. 
 
De volta a São Paulo, ele atuará no Palmeiras em 2015. Motivado,ele renova esperanças por um bom ano, agora no alviverde. "Agora é projetar um trabalho novo no Palmeiras, em minha cidade, perto da família, quero descansar um pouco e fazer uma grande pré-temporada para ter um grande ano", finalizou. 
 
Quando Zé teve saída confirmada do Grêmio, o diretor executivo de futebol, Rui Costa, fez questão de dizer que o jogador sempre foi exemplo de profissionalismo e empenho no clube. Serviu muitas vezes de motivação aos mais jovens e consolidou-se como expoente no grupo. E tecnicamente mantém o mesmo desempenho de quando jovem. Se diz, repetidamente, na melhor fase da carreira aliando a experiência com a capacidade. 
 
Zé Roberto foi tão importante ao Grêmio que precisou logo de dois substitutos. Na lateral esquerda, a contratação para suprir a ausência dele foi Marcelo Oliveira, que veio do Palmeiras. E no meio-campo, Douglas, vindo do Vasco, irá cumprir a função. 
 
Os jogadores do Grêmio se reapresentam no dia 8 de janeiro. A pré-temporada começa dia 11 e será realizada em Gramado, na serra gaúcha.