Topo

Olheiro do Barça queria Douglas desde 2009, mas clube não gostou

Do UOL, em São Paulo

29/12/2014 09h37

Albert Valentín, secretário técnico e chefe do programa de observação de atletas do Barcelona, é o principal responsável pela contratação do lateral direito Douglas, ex-São Paulo, em agosto deste ano. Apesar de ter conseguido concretizar a transferência em 2014, Valentín faz relatórios sobre o jogador desde 2009, ano em que conheceu o atleta – então no Goiás – atuando pela seleção brasileira no Sul-Americano sub-20. O Barcelona, no entanto, demorou cinco anos para aceitar a reivindicação.

Albert Valentín trabalhava no Espanyol, rival regional do Barcelona, quando foi destacado para cobrir o Sul-Americano sub-20. Na época, recomendou que o Espanyol tentasse tirar o lateral direito do Goiás. O olheiro do Barça relacionado para acompanhar o torneio, Paco Martínez, não teve a mesma opinião, e não se impressionou com Douglas. Anos depois, Valentín se mudou para o Barcelona e conseguiu fazer com que o clube contratasse o jogador pelo qual se encantara cinco anos antes. É o que conta reportagem publicada nesta segunda-feira pelo diário espanhol “Mundo Deportivo”.

Os relatórios de Albert Valentín não seriam tão importantes se não fossem as suspeitas da transferência de Douglas para o Barcelona, em agosto. No fim de novembro a rádio Cadena Ser, também na Espanha, publicou que Valentín virou alvo de investigação interna do presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, por supostamente ter tentado inflacionar o preço do lateral direito no ato de sua contratação.

O Barcelona acabou fechando o negócio por 4 milhões de euros – valor pago por 60% dos direitos econômicos do lateral, que pertenciam ao São Paulo.