Topo

Copa São Paulo começa inchada e com Santos em busca de recorde

Matheus Augusto é um dos destaques do Santos, que busca o tricampeonato - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
Matheus Augusto é um dos destaques do Santos, que busca o tricampeonato Imagem: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Do UOL, em São Paluo

03/01/2015 06h00

Mais tradicional torneio das categorias de base do futebol brasileiro, a Copa São Paulo de Juniores tem início neste sábado e mais uma vez será marcada pela overdose de jogos. A 46ª edição da competição para atletas com até 20 anos de idade contará com 104 times, mesmo número de 2014. 

Só na fase inicial, serão realizadas 156 partidas, espalhadas por 26 grupos. Isso para se conhecer as 32 equipes que seguirão na briga pela taça. Avançam os líderes de cada chave e os seis melhores segundo colocados. A final, como sempre, será realizada no dia 25 de janeiro, no Estádio do Pacaembu.

O inchado campeonato terá jogos em 25 municípios do estado. Apenas São Paulo será sede de dois grupos. O X será disputado no Estádio Nicolau Alayon e o Z na Rua Javari. Maior competição realizada no país (em número de clubes), a Copa São Paulo terá representantes dos 26 estados brasileiros e também do Distrito Federal. Com 45 times, São Paulo é o estado com a maior presença. Já Amapá, Amazonas, Acre, Piauí, Rondônia,  Roraima e Tocantins mandaram apenas um clube.

Vencedor das duas últimas edições (títulos sobre o Goiás em 2013 e sobre o Corinthians em 2014), o Santos buscará um feito inédito. Até hoje, jamais uma equipe conseguiu levantar a taça por três anos consecutivos. Para isso, contará com alguns jogadores remanescentes do título do ano passado como o atacante Matheus Augusto, de somente 18 anos de idade e Serginho, autor de um dos gols da final do ano passado. A equipe é treinada por Pepinho, filho do ex-jogador Pepe.

Quem pode chamar a atenção também é Joshua Seixas Arantes do Nascimento. O atacante é filho de Pelé e tem 18 anos.

A estreia do time santista ocorre já neste sábado. Às 16h, enfrenta o Penapolense na cidade de Lins. Integrante do Grupo D, o Santos ainda pegará o Babaçu-MA e o Linense.

“O ano de 2014 foi de muita alegria para nós. Montamos um bom planejamento, e com dedicação conseguimos alcançar nossos objetivos. Vencemos a Copinha em janeiro, conquistamos o Torneio de Durban Sub-19, na África do Sul, e ainda vencemos os Paulistas Sub-13 e Sub-17. Isso gera um aprendizado muito grande para estes meninos, que ainda estão em formação. Queremos repetir a dose na Copa São Paulo. Vamos trabalhar para isso”, afirmou Hugo Machado, gerente das categorias de base do Santos ao site oficial do clube.

Maior campeão do torneio, com oito títulos, o Corinthians tem estreia marcada para domingo, às 21h, contra o Guaicurus-MS. O jogo será em Barueri.

Único clube entre os grandes paulistas que nunca ficou com a taça (foi vice em duas oportunidades), o Palmeiras só joga na segunda-feira. Em Limeira, pega a Desportiva-ES, às 17h.

Confira os principais jogos da primeira rodada:

Sábado (3/1)
11h – Cruzeiro x ABC-RN
16h – Santos x Penapolenese-SP
16h – Vasco x Araxá
19h – São Paulo x Serrano-PB
21h – Flamengo x Sampaio Corrêa

Domingo (4/1)
11h – Atlético-MG x Sete de Setembro-AL
14h – Grêmio x Rio Preto-SP
19h – Botafogo x XV de Piracicaba-SP
21h – Corinthians x Guaicurus-MS

Segunda-feira (5/1)
16h – Internacional x São Bento-SP
19h – Fluminense x Luverdense-MS
21h – Palmeiras x Desportiva-ES

Confira aqui a tabela completa