Topo

Fla terá maratona de mais de 5 mil km antes da estreia no Carioca

Antônio Mello (c) ao lado do auxiliar Deivid (e): início de 2015 movimentado para o Fla - Gilvan de Souza/ Flamengo
Antônio Mello (c) ao lado do auxiliar Deivid (e): início de 2015 movimentado para o Fla Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/01/2015 06h10

Principal reclamação no futebol brasileiro, o calendário de 2015 permitirá que os clubes do Rio tenham um tempo maior de preparação para o Campeonato Carioca. Como a primeira rodada da competição será somente nos dias 31 deste mês e 1º de fevereiro, os times terão cerca de 25 dias de preparação, dez a mais do que nos últimos anos. O tempo que o Flamengo teria para se preparar melhor, porém, será usado para o clube arrecadar. Ao todo, o Rubro-Negro enfrentará uma maratona de mais de cinco mil quilômetros com deslocamentos para amistosos.

Os jogadores têm reapresentação marcada para a próxima segunda-feira no CT de Vargem Grande. A viagem para Atibaia, onde será realizada a pré-temporada, acontecerá à noite. O Flamengo ficará na cidade paulista até o dia 17. De lá, porém, começará a maratona rubro-negra.

Serão 65 Km de ônibus até Campinas, de onde a delegação embarca para Brasília, em um percurso de quase 800 km. Na Capital Federal, o Flamengo enfrentará o campeão ucraniano da última temporada, o Shakhtar Donetsk, no dia 18, no Estádio Mané Garrincha. O amistoso renderá R$ 800 mil aos cofres do clube, além de participação na bilheteria do jogo.

De Brasília, serão mais três horas de avião até Manaus (quase dois mil quilômetros) para o torneio Super Series com participações de Vasco e São Paulo. O Rubro-Negro enfrentará o maior rival carioca no dia 21, e os paulistas no dia 25. O clube embolsará R$ 1 milhão de cota, mais participação nas rendas.

Só então a delegação retorna ao Rio, com mais quatro horas de viagem e cerca de 2,8 mil quilômetros percorridos. Apesar das horas viajando e dos muitos deslocamentos, o preparador físico Antônio Mello acredita que a pré-temporada não será prejudicada.

"Foi tudo bem planejado. Vamos treinar 12 dias em Atibaia, que é um período ideal. E depois teremos a chance de dar ritmo ao grupo. Brasília é o meio do caminho entre São Paulo e Manaus e também vamos aproveitar o período do torneio para seguir os treinos. Na volta damos um dia de folga e o trabalho continua", explicou Mello, lembrando que o Campeonato Carioca permite um planejamento melhor.

"A primeira fase é classificatória. Dependendo de como os jogadores voltarão, poderemos estender o período de treinos para alguns, preservar outros. Vai depender da avaliação na reapresentação, mas acredito que todos chegarão bem", encerrou.

A estreia do Flamengo no Estadual está marcada para o dia 1º de fevereiro, contra o Macaé, no Moacyrzão, casa do adversário.